Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A pedagogia hospitalar busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva quepodem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. Ela acontece quando crianças ou jovens ficam internados por um longo período perdendo aulas. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do própriohospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.
Aprática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos nohospital.
No hospital, junto a pacientes que estão perdendo aula, deixando de aprender por motivo de doença, o psicopedagogo desempenha um papel de agente de suporte psicossocial, atuando nos aspectospsicológicos, sociais e no auxílio à separação e/ou aceitação da doença. Em casos de crises, o objetivo deste profissional é correlacionar o atendimento individual ou coletivo com foco principal namotivação, aprendizagem e bem estar do paciente. Tal função, de agente educador nesse cenário, torna-se fundamental como suporte psicológico, tanto para pacientes quanto para seus familiares. Ospedagogos estarão lá para entender as dificuldades dos pacientes e proporcionar a eles a realização do processo educativo, levando atividades diversificadas de escrita, leitura, matemática e jogos paragarantir o desenvolvimento intelectual e acompanhamento escolar. Parte dessas atividades como os jogos, pode ser desenvolvida na brinquedoteca.
As brinquedotecas no Brasil atualmente estão se adaptando ànova realidade porque, pela Lei nº 11.104, tornou-se obrigatória a instalação de brinquedotecas nos hospitais brasileiros. Esta lei surgiu a partir dos movimentos de humanização dos hospitais e...
tracking img