Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
artigo

PEDAGOGIA HOSPITALAR: A PRÁTICA DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLAR
Rosângela Abreu do Prado Wolf
Resumo: O artigo trata da diversidade atual no campo de atuação do pedagogo, que além de atuar em instituições escolares, também, vem atuando em instituições não-escolares. Apresenta o projeto de extensão do curso de Pedagogia da UNICENTRO, campus de Guarapuava-PR, que é desenvolvidona ala de Pediatria do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, cujo objetivo é propiciar ao acadêmico de Pedagogia durante sua formação a oportunidade de desenvolver práticas e adquirir conhecimentos sobre a atuação do Pedagogo em instituições não-escolares como a hospitalar, através da escolarização hospitalar para a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. A metodologia utilizadaé de cunho qualitativo-interpretativo (ERICKSON, 1988; VASCONCELOS, 2002). Os resultados obtidos indicaram a melhora do quadro sintomático da criança hospitalizada, pois a mediação do acadêmico possibilitou a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas de leitura, além de garantir o direito a educação. Palavras-chave: Pedagogia não-escolar.Escolarização hospitalar. Formação de professores. Abstract: This article is about the current diversity in pedagogue´s performance field, who works in scholastic and non-scholastic institutions. It presents the Pedagogy Course extension project from UNICENTRO in Guarapuava-PR, that is developed in the Pediatrics’ wing of the Hospital de Caridade São Vicente de Paulo which objective is to give the students ofPedagogy, during their initial education, the opportunity to develop practices and to acquire knowledge about the pedagogue´s performance in nonscholar institutions such as a Hospital, for the continuity of the hospitalized children’s studies. The methodology used is qualitative-interpretative (ERICKSON, 1988; VASCONCELOS, 2002). The results obtained indicated the improvement of the hospitalizedchildren symptomatic state because the students adapted, motivated, and used idle time for several activities of reading, guaranteeing their right to education. Keywords: Non-scholar pedagogy. Hospital Teaching. Teachers’ education.

Atualmente, a Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funcionaem parceria entre hospital, Universidade através dos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, através de metodologias diferenciadas, flexíveis e vigilantes que respeitem o quadro clínico. Rezende (2001) defende a importância desses estágios para os acadêmicos no hospital, colocando que
[...] a criação de umestágio multiprofissional e interdisciplinar da área de saúde é benéfico a toda a comunidade envolvida. Os alunos terão uma visão das condições de saúde e a clientela do projeto, orientação para uma melhor qualidade de vida. As universidades terão campos de estágios, mostrando a realidade profissional, e a comunidade será beneficiada com o suporte científico.

produzir novos conhecimentos,estendendo sua influência e ação à sociedade que a cerca e abriga. No entanto, unir ensino, pesquisa e extensão, os três eixos definidores do seu papel, tem sido o grande desafio das instituições de ensino superior não só brasileiras, como internacionais, constituindo, no entanto, lugar comum pensar a Universidade em relação às suas três funções básicas. A elas, acrescentaremos a formação deprofissionais de diferentes carreiras e áreas do conhecimento.

O acréscimo que ocorre na relação de profissionais de áreas diferentes destacado por Stori (2003), e no nosso caso entre o profissional pedagogo e os profissionais da saúde, é a pura expressão de uma prática transdisciplinar entre áreas e saberes científicos que se cruzam e dialogam. Domingues (2001, p.18), sobre práticas e saberes...
tracking img