Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA HOSPITALAR

1. Sociedade da informação e pedagogia hospitalar

resumo
A pedagogia hospitalar busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente comopara o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. Ela acontece quando crianças ou jovens ficam internados por umlongo período perdendo aulas. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadasnão seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.
A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contarhistórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.
Conceito
A Pedagogia Hospitalar é um ramo da educação que proporciona à criança e ao adolescentehospitalizado uma recuperação mais aliviada, através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. Além disso, previne o fracasso escolar, que nesses casos, é gerado pelo afastamento da rotinaescolar. Pretende integrar o doente no seu novo modo de vida tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contatos com o meio exterior privilegiando as suas relaçõessociais e reforçando os laços familiares. A pedagogia hospitalar é capaz de promover um elo da criança ou do adolescente hospitalizado com o mundo que ficou fora do hospital. Para Fonseca (s/d apudRevista Crescer 2002, p.58), “a sala de aula do hospital é a janela por onde a criança se conecta com o mundo.” Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante, acaba sendo transformado com a vindada pedagogia hospitalar.
Funcionamento
No hospital, junto a pacientes que estão perdendo aula, deixando de aprender por motivo de doença, o psicopedagogo desempenha um papel de agente de suporte...
tracking img