Pedagogia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
RUA JOSÉ PETITINGA, 3D, SANTO ANTONIO, JUAZEIRO-BA, 74 3612 0729
CNPJ 10.963.900/0001-98

EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE.
EMENTA:
Conceitos de educação, cultura, sociedade e suas inter-relações. Contextualização histórica dos processos de constituição das ciências sociais e o campo educacional. Antropologia e os conceitos de cultura, etnocentrismo erelativismo cultural. Conceito de sociedade e poder.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas. Uma visão humanística. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2000
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003. (Col. Primeiros Passos: 20)
LARAIA, Roque de Barros. Cultura : um conceito antropológico. 13.ed. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2000. 116 p.(Antropologia Social).
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 12. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2000.
MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Introdução às Ciências Sociais.10. ed. Campinas, São Paulo : Papirus, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAYRELL, Juarez (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2. reimp. Belo Horizonte : UFMG, 2001.
______; LUCKMANN, Thomas. A construção social darealidade. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (Antropologia ,5)
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. 1 reimp. São Paulo : EdUnesp, 2000.
ROCHA, Everardo da. O que é etnocentrismo. 11.ed. São Paulo : Brasiliense, 1994. 95 p. (Coleção Primeiros Passos, 124).
SILVA, Aracy Lopesda; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Antropologia, história e educação. A questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.

TURNER H., Jonathan. Sociologia‐ conceitos e aplicações/ tradução Márcia Marques Gomes Navas; revisão técnica João Clemente de Souza Neto‐ São Paulo: Pearson Education do Brasil,2000.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. 6ª edição São Paulo: EditoraAltas, 2004.

INTRODUÇÃO

CONCEITO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE.

No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no planofísico e intelectual consciente das possibilidades elimitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.
Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. Afirmação tão coerente nos faz refletir sobre o processo educativo contínuo, como base de uma constante busca pelamelhoria da qualidade da formação docente e discente. A ação educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitantes, é preciso não apenas estar no mundo e sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitir conhecimento, pois este já existe, possoorientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas.
A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, inserir a história...
tracking img