Pedagogia dos jesuitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA DOS JESUÍTAS
UMA CAMINHADA HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA

Rudglai Beroni Blois Souza
Profª. Suênia Molin
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/ (PED 9601 ) – História da Educação
14/12/09

RESUMO

Com a primazia de consagrar à educação da juventude católica e tendo por missão converter os hereges e alimentar os cristãos vacilantes, foi fundada em 1534 aOrdem dos Jesuítas por Inácio de Loyola. E para orientá-los em sua prática, foi escrito o Ratio atque Instituto Studiorum. Seguiam os princípios cristãos e insurgia-se contra a pregação religiosa protestante. A educação jesuítica guiou-se principalmente para a formação do homem burguês, descuidando a formação das classes populares. Exerceram grande influência na vida social e política. Contráriosao espírito crítico privilegiavam o dogma, a conservação da tradição. Desprezavam a educação popular e atuavam no mundo colonial com bandeiras diferentes: a formação burguesa dos dirigentes e a formação catequética das populações indígenas. Percebe-se a ciência do governo para uns e a catequese e a servidão para outros. Assevera-se que a Companhia de Jesus foi e ainda é muito criticada, apesar deter sofrido retoques e adaptações através dos tempos, por suprimir a originalidade de pensamentos e comandar a invasão cultural e colonialista européia, no mundo.

Palavras-chave: Processo de Colonização. Educação Jesuítica. Companhia de Jesus.

1 INTRODUÇÃO

A área de concentração deste paper é a pedagogia jesuítica. A linha de pesquisa é História da Educação. Nessesentido, o presente estudo tem por escopo analisar a fase jesuítica da escolarização colonial; o motivo que levou à colonização; qual a função da colônia e da população colonial; a presença da Companhia de Jesus; a formação da elite colonial e as relações com a política da época; breve incursão sobre a Questão dos Moços Pardos; os planos de ensino adotados e a correlação direta dos padres jesuítas navida social e política, além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra.

Portanto, tendo por norte estas assertivas e amparadas nos objetivos propostos a que se propõe este Paper: elucidar as questões, através de uma analise histórica, legal e bibliográfica, pretendendo-se ao final deste estudo demonstrar que a Disciplina História da Educação tem como fundamento o de responderàs expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da Educação. Informa-se que o estudo da gênese histórica deste período faz-se imprescindível, uma vez que nada pode ser construído nesta pesquisa – dentre os limites a que se propõe sem suas necessárias bases doutrinárias ou bibliográficas.

Na conclusão, remetem-se breves analises do presente estudo de pesquisa e algumasconsiderações sobre as assertivas outrora elencadas.

2 PERÍODO COLONIAL: ESCOLARIZAÇÃO JESUÍTICA GÊNESE HISTÓRICA

O rei de Portugal em 1532 decidiu adotar o regime de capitanias hereditárias no Brasil. Com o objetivo de tornar possível o povoamento, a defesa, bem como a propagação da fé católica. Diante das dificuldades encontradas com este regime, é criado o Governo Geral. Sendo este oprimeiro poder publico na colônia, que tinha como obrigação não substituir, e sim apoiar as capitanias, a fim de que o processo de colonização conseguisse um desenvolvimento normal. Insta salientar que entre as diretrizes básicas constantes no Regimento, é encontrada uma referente à conversão dos indígenas à Fe católica pela catequese e pela instrução. Em cumprimento a isto, chegam com Tomé de Souza,quatro padres e dois irmãos jesuítas, chefiados por Manoel da Nóbrega em 1549.

Observa-se que a organização do Brasil-colônia esta estritamente vinculada à política colonizadora dos portugueses. Diante deste elo surgem os seguintes desafios – qual o motivo que levou à Colonização? Ou em outras palavras qual a função da colônia e da população colonial? Verifica-se, que a política colonial...
tracking img