Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia da Autonomia
Saberes necessários a prática educativa.
Paulo Freire
Capitulo: 3.5 Ensinar exige tomada consciente de decisões
Segundo Paulo Freire ensinar exige tomada consciente dedecisões, pois toda decisão tomada irá influenciar na leitura da vida do aluno. Tomar decisões significa saber escutar, pois o professor deve respeitar e escutar a posição do educando, e não decidir e nemproceder na aprendizagem uma forma autoritária de ensino.
Ainda há um problema entre a autoridade e a liberdade, muitos profissionais confundem liberdade com falta de limites, Paulo Freire, deixaclaro que é preciso, que o educador haja com autoridade, justamente dando a liberdade com equilíbrio e limite.
O professor precisa estar disposto a ouvir, a dialogar, a fazer de suas aulas momentos deliberdade para falar, debater e ser aberto para compreender as opiniões de seus alunos.
A prática pedagógico-política autoritário transforma os alunos em agentes apassivadores, que não são desafiadosa aprender, e nem estimulados a curiosidade crítica, o gosto da aventura, pois teimam em depositar neles a descrição do perfil dos conteúdos. Quando a pedagogia-política passa a ser aplicada sem aparticipação dos alunos, de forma que eles não saibam como pensar ou agir em relação à política, deixa de ser educação e passa a ser só política algo que se torna sem valor.
O que se pretende não é aneutralização da educação, mas sim o respeito pelo mesmo, a todo corpo docente por parte da administração publica ou privada devem lutar pelos seus direitos e não deixar que essa “massa poderosa, oopressor” tire o direito de reclamar por algo a seu favor.
Para um educador (a) consciente da impossibilidade da neutralização da educação a frase: “Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamentala educação pode”, representa um saber dentro si que jamais deve abandonar, pois, se a educação não é a chave da transformação social, não é reprodutora da ideologia dominante.
O professor (a)...
tracking img