Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DRAMATIZAÇÃO
A dramatização é formada pela representação dos alunos, ou seja, é um desempenho de papéis de forma espontânea ou planejada. Pode ser usada para adquirirdeterminados conhecimentos que desenvolvam certas habilidades favorecendo assim o relacionamento e a interação entre os alunos.
Alguns objetivos da dramatização é proporcionar umasituação de aprendizagem clara e especifica ajudando o aluno a compreender melhor os fatos e fenômenos estudados.
Facilitar a comunicação de situações problemáticas e suas posterioresanalise e por ultimo desenvolver a criatividade, o senso de observação e a capacidade de expressar-se a representação corporal e dramática.
Segundo os autores Bordenave e Pereira,afirmam que com a dramatização os alunos tem a capacidade de desenvolver a empatia.
A dramatização pode ser de dois tipos: Planejada onde os alunos preparam a representação,selecionando os personagens e discutindo os papeis que iram desempenhar ou espontânea neste caso os alunos intervém no momento desejado, por acharem oportunos e assim improvisando arepresentação.
Para ocorrer à dramatização é preciso que ocorra a seguintes fases, caracterização da situação onde os alunos se reúnem para escolher seus personagens e trocarideias sobre os papeis que irão desenvolver. O segundo passo, representação e por ultimo a discussão, é neste momento que os participantes relatam seus pontos de vista sobre a cenadesenvolvida, dizendo o que perceberam, sentiram ou compreenderam.
O papel do professor quando sugere uma dramatização e de orientador e facilitador da aprendizagem, sua função éestimular os alunos a expressar ideias e sentimentos, porém exige do professor alguns cuidados como, por exemplo, alunos que não sabe lidar com conflitos e situações grupais.
tracking img