Pedagogia da ajuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pedagogia da ajuda constitui o primeiro perfil da prática profissional do assistente social caracterizada pela ajuda psicossocial individualizada, cuja função pedagógica é a formação do trabalhador“fordiano” no processo de organização do americanism A pedagogia da participação constitui o segundo perfil da prática profissional do assistente social caracteriza como uma das expressões daestratégia desenvolvimentista modernizadora, calcada nos princípios da auto-ajuda e da ajuda mútua e que teve forte impulso através do Desenvolvimento de Comunidade, um dos métodos do chamado Servico Socialtradicional. A pedagogia emancipatória constitui oterceiro perfil da prática profissional do assistente social, caracterizou-se pela contestação e ultrapassagem das
políticas participacionistasintegrativas e subalternizantes e pela construção de estratégias de mobilização,capacitação e organização das classes subalternas.


Nesse cenário, o caráter sócio-educativo do Serviço Social
tevepapel fundamental no trato dos problemas sociais. Ocorreram,
então, iniciativas em torno do despertar dos pais para a necessidade da moralização dos costumes e hábitos dos filhos e da família.
Ações comperspectivas de melhoria do nível de higiene e saúde das demandas e de sua educação cívica eram também tidas como sócioeducativas. Pode-se dizer que as assistentes sociais4 eram educadorasconselheiras e/ou educadoras - disciplinadoras. A aplicação dastécnicas e instrumentos para a operacionalização do trabalho eram inspiradas pela influência européia e especialmente norte americana. À expressãodessa prática educativa ABREU (2002) denominou pedagogia da ajuda, apresentando as características de tal prática plasmada em três vetores:

[...] psicologização das relações sociais; manipulaçãomaterial e ideológica de necessidades sociais e
recursos institucionais via estratégias de assistência
social; e, combinação entre processos persuasivos e
coercitivos para a obtenção da adesão e...
tracking img