Pedagogia cognitivista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – UCG
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇAO E PESQUISA – PROPE
COORDENAÇAO DE PÓS-GRADUAÇAO – CPG
CONVÊNIO IPECON/UCG
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – 2007/2















PEDAGOGIA COGNITIVISTA










FABIANA AMARAL
HENRIQUE DUARTE
JULIANA MONTANS
REGINA FALBO









GOIÂNIA
SET-07
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS –UCG
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇAO E PESQUISA – PROPE
COORDENAÇAO DE PÓS-GRADUAÇAO – CPG
CONVÊNIO IPECON/UCG
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – 2007/2






FABIANA AMARAL
HENRIQUE DUARTE
JULIANA MONTANS
REGINA FALBO









PEDAGOGIA COGNITIVISTA











Prof. Dra. Iria Brzezinski











GOIÂNIA
SET-07
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 4
2.REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1. Dados Biográficos 5
2.2. Conceitos 5
2.3. Teoria Cognitiva 6
2.4. Descrição de prática docente 8
3. CONCLUSÕES 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11





































INTRODUÇÃO



O método do construtivismo tem com seu principal representante o psicólogo suíço Jean Piaget, e segue a linha de que na educação o meio também é importante e tem quehaver a interação entre o homem e o mundo.

A ênfase deste método é nos processos cognitivos, ou seja, nas formas pelas quais o estudante lida com os estímulos, organiza dados, adquire conceitos e resolve problemas. O erro é considerado como parte do processo de elaboração do conhecimento e, portanto, aquele que o comete não deve ser punido. Segundo Piaget, a inteligência é uma conjunção de fatoresgenéticos e ambientais.

A escola deve dar autonomia para que o estudante produza seu próprio conhecimento, estimulando sua curiosidade, limitando-se a ser um “propositor de problemas”. A educação deve levar em conta tanto o lado intelectual quanto o afetivo, moral e social. Para cognitivistas e construtivistas, a avaliação não deve se estabelecer por métodos quantitativos, mas por uma análise daevolução qualitativa conseguida pelo aprendente.




























REFERENCIAL TEÓRICO


1 Dados Biográficos

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça no dia 9 de agosto de 1896 e faleceu em Genebra em 17 de setembro de 1980.  Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Comoepistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático.

Demonstrou interesse por História Natural ainda na infância, tendo aos onze anos publicado seu primeiro artigo, sobre um pardal albino, que é considerado o início de sua carreira como cientista. Durante a adolescência, trabalhou como voluntário naseção de moluscos do museu de História Natural, escrevendo artigos sobre o tema. Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Formou-se em Ciências Naturais com 21 anos e, um ano depois, doutorou-se em Zoologia. Em Zurique, passou a interessar-se e a estudar psicologia e psiquiatria. Depois de formar-se foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental efreqüentou aulas ministradas Carl Jung, além de trabalhar em psiquiatria. Em 1919 foi para Paris, onde desenvolveu trabalhos no Laboratório de Alfred Binet, investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes elaborados pelo investigador francês. É este trabalho que o irá motivar a desenvolver as suas pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento.

Em 1921, retorna para aSuíça e assume as funções de diretor de estudos no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra, onde iniciou sua carreira, ao registrar suas observações de crianças brincando, que deram o fundamento para a construção de sua teoria. Piaget casou-se em 1923 com Valentine Châtenay e tiveram três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Uma parte da teoria...
tracking img