PEDAGOGIA, ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

1559 palavras 7 páginas
FACULDADE INTEGRADA DE SERGIPE
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME DO ALUNO

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tobias Barreto – SE
2014
NOME DO ALUNO

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Metodológico do Ensino da Matemática do Curso de Pedagogia da Faculdade Integrada de Sergipe, como requisito para aprovação na referida disciplina.
Tobias Barreto – SE
2014
1. APRESENTAÇÃO
A criança inicia o processo de interação com os números por meio familiar e/ou social, quando ela se depara com algumas perguntas, como, por exemplo: Qual a sua idade? Qual a data em que você nasceu? Quantos irmãos você tem? Qual o número da sua casa?
Muitas crianças sabem as respostas para as respectivas perguntas, porém não é 100% garantida a noção exata de número que ela possui.
Neste trabalho analisaremos a abstração reflexionante em relação à noção de número tida pela criança, deixando-as livres para sugerir soluções ao se deparar com questões que serão lançadas. Trata-se de uma investigação, utilizando duas atividades para duas crianças de idades diferentes e faremos o relato dessa experiência. Propondo atividades para obter da criança as suas relações entre a noção de tamanho, espaço e quantidade. E mesmo elas tendo o conhecimento dos números, identificar a que nível esta o sentido dos números para elas.
2 A ESCOLHA DAS ATIVIDADES
Pensamos em atividades que envolvesse hábitos das crianças, porém essas atividades não seriam apresentadas da mesma maneira que elas estão acostumadas, para assim analisarmos se o conhecimento de número é limitado ao que elas costumam ver no dia-a-dia. E também preferimos aplicar atividades de uma forma interessante para a criança, não parecendo um exercício, mas uma brincadeira, na qual ela pudesse se divertir e fizesse descobertas.
3 A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADE
Atividade I
Uma Tesoura
Uma Revista
Nesta atividade utilizamos recortes de letras (retiradas da revista) que formavam uma palavra. Todos os recortes tinham o mesmo

Relacionados