Pedagogia - albetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revendo algumas praticas de alfabetização

Como pontos de partida desta abordagem serão apresentados ao longo do texto algumas práticas pedagógicas que semeiam o trabalho docente.
Se o ensino da leitura e da escrita sofreu mudanças diversas ao longo da história, alguns aspectos têm influenciado e transformado bastante as formas segundo as quais esse ensino tem sido concebido e posto emprática. Fatores como os avanços teóricos na área, mudanças nas práticas sociais de comunicação e o desenvolvimento de novas tecnologias têm forjado novas propostas pedagógicas e a produção de novos materiais didáticos relacionados à alfabetização inicial e ao ensino de línguas em geral. Atividades como parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, ditados falados, cantados e escritos, cópia, leitura detextos de diversos gêneros, lição de casa, dentre outras.

Ditado
O ditado é uma atividade que está sempre presente no nosso cotidiano, estando presente em diversas situações sociais, Por exemplo, quando anotamos um recado pelo telefone, quando damos informações que serão transcritas etc. Além de também permitir a checagem dos nossos próprios conhecimentos diante de situações em que não se sabecomo escrever determinada palavra.
Na escola, este tipo de prática é adotada por muitos professores como forma de aprendizagem, acreditando que este seja um modo eficiente de ensinar seus aluno e ler e escrever corretamente. Em relação aos objetivos que se pretendem alcançar, os ditados podem servir para avaliar o aluno ou para que seja comprida uma tarefa de cópia, de anotações ou de informaçõesúteis.
Porém percebemos que muitas vezes o ditado dentro da sala de aula pode acontecer mesmo quando não há uma intenção real, é o caso por exemplo, de uma aula expositiva, onde o professor explica o conteúdo e o aluno vai copiando e assimilando o que esta sendo dito.
Este é um exemplo de um tipo de ditado, contudo, são diversos os tipos de ditados existentes, cada qual com seu objetivodeterminado. Analisando como eles podem ser feitos, os ditados podem ser fonéticos ou semânticos.
Alguns tipos de ditado servem para avaliar se o aluno sabe ou não escrever corretamente, este ditado que tem a intenção de avaliar o conhecimento ortográfico, é um dos tipos mais comuns de ditado na alfabetização.
Analisando o ditado do dia-a-dia, muitas vezes percebemos que algumas práticas as sala de aula edo método da cartilha estão presentes, pois muitas vezes quando dizemos algo que a outra pessoa não entende, tem- se o hábito de silabar assim como acontecia no trabalho com a cartilha, ou ainda se utilizar de uma palavra chave e de conhecimento comum para marcar a palavra que se deseja que o outro entenda.
Dentro da sala de aula o ditado pode ser apresentado de diversas maneiras cada qual comseu objetivo específico, baseados em diferentes teorias e conceitos. No entanto o professor deve se atentar as conseqüências que o ditado pode trazer.
É importante que o ditado não seja usado como forma de punição aos alunos, que não sirva para rotulação, que seja usado de forma que não destrua a semântica das palavras, dentro de um contexto real, pois um ditado mal trabalhado pode causar marcasdentro e fora da escola.

Cópia
A cópia é o método mais antigo de aprendizagem da leitura e da escrita, presente desde a antiguidade, permanecendo por muito tempo até que com o advento dos estudos de alfabetização nas escolas, a aprendizagem da leitura e da escrita tomou outros rumos.
A cópia é algo que está presente em nossas vidas todos os dias. Pode-se copiar para repetir uma receita, umamúsica uma oração, um endereço etc, então nota-se que ela tem uma função clara e útil. Podendo funcionar como uma estratégia de leitura e escrita, porém não é a única e nem a principal.
Para utilizar a cópia como uma boa prática para alfabetização, é importante que ao mesmo tempo também se atribua sentido e significado para a cópia, fazendo com que o aluno mesmo sem saber escrever sinta...
tracking img