Peculiaridades culturais: palestinos, hebreus, negros e indígenas. ligas camponesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO ESCOLAR ELSHADDAY
EDUARDA MONIQUE MARTINS FERREIRA
JÔNATHANS JOSÉ VELOSO MEDEIROS
RAYSSA DA SILVA GABRIEL

PECULIARIDADES CULTURAIS: PALESTINOS,HEBREUS, NEGROS E INDÍGENAS.
LIGAS CAMPONESAS

ITABAIANA-PB
INSTITUTO ESCOLAR ELSHADDAY
EDUARDA MONIQUE MARTINS FERREIRA
JÔNATHANS JOSÉ VELOSO MEDEIROS
RAYSSA DA SILVA GABRIEL

PECULIARIDADES CULTURAIS: PALESTINOS,HEBREUS,NEGROS E INDÍGENAS.
LIGAS CAMPONESAS

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de História, do Instituto Escolar Elshadday, Itabaiana Paraíba, ministrada pela professora Inês Maria dos Santos.

ITABAIANA-PB

PECULIARIDADES CULTURAIS DOS HEBREUS
Os Hebreus, povo também de origem semita, eram descendentes de Abraão, natural da cidade de Ur, na Caldéia.Viveu, provavelmente, na mesma época de Hamurábi. Estabelecendo-se em Canaã (Palestina), Abraão e descendentes iniciaram a história deste povo que, em pouco tempo e pela localização geográfica, tornou-se vítimas de ataques de vizinhos belicosos.
Pressionados, os hebreus chegaram até o Egito, onde, depois de um período de tranqüila convivência, foram escravizados. Graças a Moises, conseguiram sair doEgito e retornar à Palestina. Tiveram que lutar contra vários povos para conseguirem se fixar. 
Em função das dificuldades encontradas, os hebreus decidiram-se pela unificação política, tendo Saul se tornando o primeiro rei, sucedido por Davi e Salomão, responsáveis pela afirmação do poder militar e expansionista. 

Após a morte de Salomão, a coesão interna do povo hebreu foi quebrada, tendo aregião se dividido em dois reinos (Israel e Judá), que se tornaram presas para os assírios, babilônicos, persas, macedônios e, finalmente, os romanos.

A ORIGEM DO ESTADO ENTRE OS HEBREUS

Ao longo da Antiguidade Oriental, no período marcado pela criação, às margens dos grandes rios, de dois monumentais impérios (o egípcio e o mesopotâmico), formaram-se também outras civilizações, denominadasde mediterrâneas, que não dispunham de grandes recursos hidrográficos e, portanto, fadadas ao comércio, ao artesanato, ao pastoreio e a uma agricultura de mera subsistência. Umas dessas comunidades, a hebréia, se estabeleceu na região da Palestina.
Essa área, irrigada por um modesto rio, o Jordão, é castigada por um clima quente e solo árido. Somente em alguns poucos campos é possível à criaçãode gado, fundamentalmente ovinos e caprinos, dada à pobreza da vegetação local. Em função das severas condições climáticas aí prevalecentes, os pastores e seus rebanhos eram obrigados a um constante nomadismo em busca de melhores pastagens. O desenvolvimento da agricultura era mínimo, limitado às áreas ribeirinhas ao Jordão, praticamente desconhecendo excedentes.
O Estado unificado dos hebreusteve origem na Palestina. Como este povo não se originou desta região, para se entender a história da formação do seu Estado, é preciso analisar o período em que, não estando unificado nem estabelecido na Palestina, o povo hebreu realizou uma série de migrações que culminaram na invasão e posterior ocupação do território palestino. Foi exatamente no calor das lutas travadas contra os cananeus efilisteus (habitantes já estabelecidos na Palestina) que se deu a formação e unificação do Estado hebreu.
Antes de chegarem à Palestina, os hebreus estavam organizados em clãs patriarcais e constituíam-se como um povo seminômade, dedicado a criação de gado nos oásis dos desertos. De acordo com a narração bíblica (Livro do Gênese), tribos lideradas por Abraão, primeiro patriarca dos clãs hebreus,deslocaram-se de Ur, no sul da baixa mesopotâmia, para Haran (noroeste da Mesopotâmia) e daí até a palestina após serem convertidas ao monoteísmo de Iavé, religião que supostamente teria sido revelada a Abraão pelo próprio Iavé. Ao se estabelecerem na Palestina, os Hebreus dividiram-se em várias tribos, ocupando os vales férteis ao norte e as zonas montanhosas do sul.
Analisando a narrativa do...
tracking img