Pe A Inconfid Ncia Mineira

945 palavras 4 páginas
Peça inconfidência mineira
1º Ato: Escola
2º Ato: Decreto dos impostos
3º Ato: Revolta do povo
4º Ato: Reunião dos rebeldes. TEMPO PREVISTO: 10MIN á 15MIN
5º Ato: dívida do delator
6º Ato: Traição
7º Ato: Sentença e castigo
8º Ato: morte
9º Ato: Encerramento

ATO 1: [ Escola ] Os alunos estão sentados em sala durante a explicação da professora. Durante a explicação um dos alunos imagina a história a partir da intervenção do narrador.
Professora: Bons alunos como estávamos falando, o Brasil por muito tempo foi colônia de Portugal. Mas durante certa época os brasileiros não estavam satisfeitos com o que era decretado por Portugal e isso fez que com houvesse diversas revoltas em todo país. Uma das mais famosas foi a inconfidência mineira, de Tiradentes lembram? Naquela época era cobrado altos impostos em cima do valor do ouro, pensem como o povo ficou quando souberam que estes impostos aumentariam ainda mais?
Narrador: Durante a explicação da professora os alunos conseguiam até mesmo se imaginar dentro da historia que ela contava
ATO 2: [ Praça publica ] A cena muda para o passado (dentro da imaginação do aluno) onde a população esta reunida em praça publica para ouvir o decreto real.
Marquês: Aqui hoje em Vila Rica em nome do rei D. João de Portugal, decretar a Derrama. A partir de hoje será cobrado um quinto por todo ouro vendido ou comprado. E quem for pego com ouro ilegal será degredado, e não haverá diminuição de impostos. Isto é feito em nome da corte e do Rei!
Narrador: O povo se revolta com toda esta situação, as pessoas passam fome, e do pouco que tem querem cobrar ainda mais. E assim passam a pedir por seus direitos.
ATO 3: [ Praça Publica ] Durante o decreto da Derrama o povo se revolta. Todos os presentes começam a gritar pedindo seus direitos.
Revoltoso 1: Nós não podemos pagar mais! Isto é um abuso!
Revoltoso 2: Não lucramos nada de nosso trabalho com estes altos impostos.
Revoltoso 3: Queremos nossos direitos! Isto não

Relacionados