Pds audio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL

MARCOS LEVI N. FERNANDES

RUÍDOS E CIRCUITOS CORRETORES

MANAUS/AM 2012

MARCOS LEVI N. FERNANDES

RUÍDOS E CIRCUITOS CORRETORES

Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Radiodifusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, como requisitopara a obtenção de nota parcial no 5º Período. Professor: Nivaldo Rodrigues e Silva

MANAUS/AM 2012

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar os meios de transmissão estão sujeitos a diversos tipos de ruído com diversas origens. Designamos por ruído todos os sinais presentes que não transportam informação útil. O ruído vai afetar de modo decisivo a recepção dos sinais, já que oreceptor deve ter a capacidade de distinguir o sinal útil e filtrar todos os outros.

2.1

Ruídos e Circuitos Corretores

Os meios de transmissão estão sujeitos a diversos tipos de ruído com diversas origens. Designamos por ruído todos os sinais presentes que não transportam informação útil. O ruído vai afetar de modo decisivo a recepção dos sinais, já que o receptor deve ter a capacidade dedestinguir o sinal útil e filtrar todos os outros. Quando o ruído possui características físicas semelhantes ao sinal a filtragem é complexa e geralmente o sinal aparece ligeiramente distorcido, o que pode provocar erros na interpretação da informação que está a ser transmitida e consequentemente alta taxa de bits recuperados com erro (alta TEB). O ruído que surge num meio de transmissão elétrico podeter diversas origens: ¾ Ruído térmico ou Ruído branco: este tipo de ruído é inevitável, deriva da agitação que os elétrons têm acima do zero absoluto (0º K). Quanto maior for a temperatura maior é a agitação e maior é o ruído térmico. ¾ Ruído de intermodulação ou distorção: deformações do sinal transmitido originadas pelos equipamentos, devido a pouca precisão e resposta pobre dos circuitos.Depende também das características do sinal transmitido. ¾ Ruído Impulsivo: tipo de ruído induzido por fontes externas ao sistema de transmissão, consiste em picos de energia muito intensos e geralmente de curta duração. Podem ser provocados por diversos tipos de equipamentos, por exemplo, o arranque de uma lâmpada fluorescente ou a partida de um motor elétrico. Para rádios digitais é definido umparâmetro chamado figura de ruído, que é a quantidade de ruído adicionado ao sinal de transmissão pelo próprio equipamento. Trata-se basicamente de ruído térmico introduzido pelos circuitos do equipamento.

2.1.1

Relação S/N

Na transmissão de sinais de banda base digital, o sinal recebido no primeiro estágio amplificador do receptor é contaminado com sinal de ruído. A relação da potência dosinal desejado com a potência do sinal de ruído efetivo, é conhecida como relação sinal ruído (S/N), normalmente expressa em decibeis.

S S / N (dB ) = 10 ⋅ log 10   N
Onde S (“signal”) representa a potência de sinal e N (“noise”) representa a potência de ruído. Esta análise deve ser realizada no ponto de recepção já que devido à atenuação é o ponto onde S é menor. Pode-se concluir que, paramelhorar a performance de um rádio digital quanto a influência de sinais interferentes, deve-se aumentar a relação sinal ruído do equipamento, utilizando componentes e circuitos menos susceptíveis a ruídos. Como a componente de ruído do receptor é constante, a relação S/N depende da amplitude do sinal na entrada, ou seja, alto sinal de entrada, alta relação S/N, e vice-versa. Em rádio digital, acontaminação introduzida por ruídos, provoca desvios nos pontos da constelação do sinal modulado, deslocando os símbolos de suas posições ideais. Uma vez que a amplitude do sinal de ruído exceda o valor de limiar de relação de S/N, os pontos da constelação podem exceder o limiar de decisão do demodulador para o ponto adjacente. O resultado será com certeza um símbolo errado no processo de...
tracking img