PDFFF PENDULO

2737 palavras 11 páginas
Universidade Estadual do Maranhão
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

MEDIÇÃO DO PERÍODO DE UM PÊNDULO SIMPLES

São Luís
2013

1. TÍTULO: MEDIÇÃO DO PERÍODO EM UM PÊNDULO SIMPLES

2. INTRODUÇÃO
É notável que as oscilações apresentam-se em diversos aspectos do dia-a-dia, seja em cordas de violões, linhas de transmissão de energia elétrica ou balanços de parques infantis. Essas situações, por mais cotidianas que possam parecer, revelam um movimento cujo estudo e controle é de extrema importância. O movimento harmônico, relacionado às oscilações de um corpo e também chamado de periódico, como o próprio nome revela, está relacionado a repetições que ocorrem a intervalos regulares de tempo.
Esse movimento ocorre quando o corpo, ao ser deslocado de sua posição de equilíbrio, recebe a aplicação de uma força que visa trazê-lo de volta ao repouso. No entanto, o corpo ultrapassa essa posição, uma vez que acumula energia cinética durante o movimento. Ao chegar ao ponto em que a velocidade se anula, o corpo novamente é puxado à posição de equilíbrio. A força que induz o retorno ao equilíbrio, característica do movimento harmônico, é denominada força restauradora.
O deslocamento máximo que o corpo sofre em um dos sentidos, de acordo com o movimento realizado, corresponde à amplitude. Quando o módulo da força restauradora aumenta de maneira proporcional ao deslocamento do corpo da posição de repouso devido à ação da gravidade, diz-se que o corpo é um oscilador harmônico e executa um Movimento Harmônico Simples. O movimento realizado por um pêndulo simples constitui o exemplo mais comum de MHS e é o tema principal a ser abordado no decorrer deste relatório.

3. OBJETIVOS
 Determinar a melhor estimativa para o período de um pêndulo simples experimentalmente, levando em consideração a possível influência de fatores sobre os dados obtidos;
 Verificar, através de duas abordagens distintas do experimento, o limite de precisão imposto

Relacionados