Pdf B8861c97e6 0009781

4864 palavras 20 páginas
Pesquisa de
Marketing e Estudos de Usuário: um paralelo entre os dois processos
Helen Frota Rozados
Bárbara Pilatti Piffer
RESUMO
Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de
Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares, tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos usuários/clientes. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 169-182, Jul./Dez. 2009

.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de Marketing. Estudos de usuário.
Metodologia de pesquisa. Unidade de informação.

169

1 Introdução
Em meio à imprevisibilidade do mercado e à concorrência, faz-se necessário um conhecimento cada vez maior do ambiente externo da organização e também de seu consumidor. Para isto, as organizações necessitam recolher informações úteis sobre o mercado e analisá-las para tomarem as decisões corretas.
Os clientes/consumidores são uma categoria complexa e estão em constante mutação. É dentro deste ambiente que a Pesquisa de Marketing se insere e se justifica. Contexto similar pode ser observado nas unidades de informação, onde as tecnologias de comunicação e informação (TIC) e a quantidade cada vez maior de informações disponíveis mudam hábitos e comportamentos de busca e uso da informação e do conhecimento de seus usuários.
Soma-se a isto a concorrência cada vez mais acirrada da internet e de outras mídias, que estão obrigando as bibliotecas a alterarem procedimentos e formas de atuação, no intuído de se adequarem a esse mercado, cada dia mais global e competitivo.
Nesse contexto, assim como as empresas, para se

Relacionados