PDCV Trabalho slide

485 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO
DE PSICOLOGIA
Ana Carolina Comino Alves
Hugo Martins Oliveira

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO
VITAL
 CRIANÇA DE 2-6 ANOS:

OBSERVAÇÃO

Trabalho apresentado como nota de APS na matéria Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo
Vital. Orientador: Profª. Me. Ana Paula Silva
Cantarelli Branco

INTRODUÇÃO
O trabalho foi baseado a partir da observação com a criança da faixa etária 2 a 6 anos, no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Ao decorrer do trabalho pode se observar que a pesquisa é realizada na segunda infância do ser humano. E em seguida a comparação entre a observação e a teoria do ciclo vital humano.

OBJETIVO
Observar o desenvolvimento de uma criança de dois anos no meio em que ela vive.

OBSERVAÇÃO
Nome: J.N.S
Idade: 2 anos e 1 mês
Sexo: Feminino
Araçatuba, 23 de março de 2015
A criança observada se encontra em sua casa sentada no sofá, assistindo TV. Aparentemente mostra aspectos de estar feliz e bem entretida ao desenho, logo depois se levanta e começa a gritar e pular no sofá de forma repetitiva, parecendo estar muito agitada .

Percebe-se que a menina é pouco dispersa não se prende a algo por muito tempo , por exemplo quando estava assistindo TV , nesse momento tirou a atenção da televisão para brincar . Em alguns momentos ela interagia com o que estava passando na TV (Peppa Pig) imitando a personagem e outros, ela ficava dispersa com outros objetos que estavam na sala .
Em seguida levanta-se do sofá e começa a andar pela sala, emitindo sons como se estivesse dirigindo um carro , logo após senta-se no sofá e pede ajuda a mãe para por o calçado. E por fim pega uma chave e logo diz “ A chave do pai ! “
(JNS) a mãe pergunta para a filha “A chave é de abrir o que ? “ ela diz “ É de trancar”. (JNS)

QUESTÕES TEÓRICAS X PRÁTICA
Através da observação realizada percebemos pelo comportamento da criança um forte relacionamento de apego com sua mãe, pois não sai de perto dela, podemos afirmar que a pratica esta ligada a

Relacionados

  • todos
    12915 palavras | 52 páginas