Pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo PDCA: Melhorar e Padronizar
Ainda é comum, entre os empresários, basear as decisões gerenciais e estratégicas nas suas intuições e experiências.

A intuição é baseada no bom senso e o bom senso, mesmo que extremamente importante, perde sua eficácia em ambientes com alta oferta de informações. 

É o que ocorre com as empresas rurais. O excesso de ocorrências e informações disponíveisexige mais do que a simples intuição. 

Atualmente é indispensável a análise dos fatos, das técnicas, do processos e, especialmente, o planejamento prévio antes de realizar qualquer atividade dentro da empresa. 

COLOCANDO NA PRÁTICA

O funcionamento do PDCA é bem simples. Basta seguir as fases no sentido horário, iniciando pelo “Planejamento”, como se fosse um relógio ao meio dia. Ao longodas fases serão realizadas as seguintes atividades:

- Planejar: Definir um processo (tarefa) e elaborar metas de execução. As metas devem ser possíveis de serem avaliadas dentro de determinado prazo. Por exemplo, aplicação de vermífugo em 800 cabeças em um dia, com perda de doses abaixo dos 10%; fechamento do silo em no maximo 7 dias; 85% de prenhez na estação de monta de 3 meses, etc. O planodeve conter uma série de recomendações que permitam cumprir as metas definidas. As metas devem ser factíveis e ousadas. 

Desenvolver: Essa etapa envolve o treinamento dos operadores, ou seja, aqueles que serão responsáveis pela execução. É interessante que os mesmos, inclusive, participem da elaboração das metas. Quem melhor para dar idéias do que quem está na operação no dia a dia? 
Depois deexplicadas as metas, e a forma de execução combinada, parte-se para a operação propriamente dita.

Checar: Nesta fase são avaliados os resultados. A execução, conforme proposto, permitiu que as metas fosse atingidas? Quais resultados da operação em relação a meta? 

Agir: A ação é a decisão, ou as decisões, que será tomada após a análise da execução do plano. Se foi satisfatório, pode-sepadronizar o processo, ou seja, sempre que for realizado daquela maneira, há maiores chances das metas serem atingidas. O produto do trabalho ficará de acordo com as especificiações, que nada mais é do que uma das melhores definições de qualidade, e melhor, com economia. 

Se as metas não forem atingidas, gira-se novamente o PDCA buscando corrigir as falhas do plano de execução. 

Agindo destamaneira, lentamente toda a empresa possuirá um manual de conduta por processos. 

Nada complicado, bem simples. Apenas um roteiro de como fazer as coisas. Ao final, a eficácia desta forma de atuação, que é lógica, surpreende. 

ATIVIDADE PLANEJADA

Solicitando para que qualquer técnico, ou empresário, descreva como se gerencia a atividade, a maioria dirá que antes de tudo inicia-se peloplanejamento. No entanto, na prática isso não ocorre. 

São raros os profissionais que planejam sua atividade, e é justamente a falta de planejamento que acaba exigindo o uso da intuição, muitas vezes ineficazes. 

Não é por ignorância que os planejamentos não sejam feitos, mas sim pela falta de tempo, que leva à desorganização e perda do foco principal da gerência: planejamento e liderança. Iniciar os giros do PDCA por processos simples tende a ir criando o hábito do planejamento, e este permite economia de tempo. Embora mais difícil no começo, o planejamento permite ganho exponencial, ou seja, a melhoria será naturalmente contínua. |
  |

Esse método é amplamente aplicável e já bastante conhecido por todos. É o ciclo PDCA(PLAN-DO-CHECK-ACT).

Quais seus objetivos e tipos de metasa serem atingidos?
Há dois tipos de metas:  metas para se manter e metas para se melhorar.
Metas para manter:
Processos que a importância maior está em manter a funcionalidade básica ou continuar com uma meta padrão já estabelecida. Como por exemplo,  manter um backlog  de ligações sem atendimento sempre em 0. Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc.
     Metas...
tracking img