Pcp e gestão de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente a gestão de compras possui um papel estratégico nos negócios, pois o resultado de suas ações não se limita ao valor do custo de um produto ou serviço, mas influencia diretamente a competitividade da empresa e até mesmo limita ou libera recursos a serem investidos. Comprar em um mercado tão competitivo está deixando de ser tarefa mecânica de envio de pedidos. Baixocusto não é mais diferencial no momento de se decidir por um fornecedor.
Flexibilidade na alteração das programações, agilidade de entrega, resposta rápida a problemas e urgências, manejo do estoque e capacidade de consignar estoque mínimo, custo financeiro gerado pelo excesso de estoques e a relação entre o prazo médio de pagamentos, ciclo de produção e prazo médio de recebimentos podemcomprometer o planejamento financeiro de uma empresa e até mesmo inviabilizar seu crescimento.
A função de compras em organizações bem estruturadas não é mais incumbida de gerar grandes pedidos de compra, e sim negociar parcerias, preços meta, prazos de entrega, qualidade e prazo de pagamento. Sistemas bem parametrizados têm a capacidade de, com base em um estoque inicial e com asinformações do plano de vendas, gerar os pedidos necessários ao cumprimento da programação de produção.
Em consonância com a gestão de compras está a gestão dos estoques, que têm relação de interdependência uma vez que alterações na política de estoques possibilitam mudanças no perfil de compras e suas negociações.
A gestão de estoques é um assunto vital e, freqüentemente, absorveparte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será.
A eficiência da gestão de compras e estoques pode, atualmente, criar valor para a empresa e estabelecer diferencial competitivopara com os concorrentes, melhorando a qualidade,reduzindo prazos e custos entre outros fatores

1. COMPRAS
O departamento de compras é responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa, desenvolvimento de fornecedores, definição do preço de compra dos insumos e matérias primas, negociação de prazos de entega e pagamento, especificações dos produtos adquiridos entre outros itens. Desta forma a função de compras se tornaparte do processo de logística, parte integrante da cadeia de suprimentos.
Sua influência é de caráter direto nos processos produtivos da empresa, onde prazos devem ser cumpridos tanto na entrada como na saída de insumos, evitando impactos no ciclo produtivo.

1. O CICLO DE COMPRAS
São todas as partes que se fazem necessárias para dar andamento ao processo de aquisição demateriais, sejam eles para compras de recursos materiais, quanto recursos patrimoniais.
O ciclo de compras pode ter diversas etapas dependendo do sistema de gerenciamento de estoques utilizado, etapas que englobam mas não se restringem à compra efetiva. Alguns exemplos de tarefas delegadas à este departamento:
• Negociação e desenvolvimento de fornecedores
• Parametrização dosItens (estoque mínimo regulador, fornecedor preferencial, custo padrão, prazo médio de entrega, lote mínimo e outros dados)
• Planejamento de compras e logística (utilizando-se ou não de sistemas automáticos de cálculo de necessidade)
• Emissão e controle do pedido de compras
• Acompanhamento das entregas e recepção dos materiais.
2. ESPECIFICAÇÕES DA COMPRA
A decisãosobre o que, como e em que quantidade comprar deve estar baseada em sistemas de gestão de estoques e produção. Tais ferramentas estão alinhadas com a política institucional da organização, que estabelece indicadores de volumes máximo e mínimo de estoque de produtos específicos bem como do inventário total, giro de estoques e prazo médio de compras.
Na compra de um item ou serviço, diversos...
tracking img