Pcp planejamento controle de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PCP- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Introdução
“Planejamento é o processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual nos encontramos até o objetivo definido.”
O planejamento é muito importante dentro da administração da Produção, para qualquer segmento do mercado, pois as melhores respostas aos imprevisto que possam ocorrer na evolução de um mercado seconseguem com ações planejadas. Sendo assim, podemos dizer quanto melhor for o processo de planejamento, melhores Serão os resultados.
Uma das intenções desta pesquisa é mostrar a importância do bom Planejamento da Produção, o quanto ele é influenciado e influencia os vários setores dentro da empresa (passando pelo Marketing, financeiro, RH, materiais...). E também presentar algumas ferramentas deapoio a esse processo.
A satisfação do cliente é uma função direta do bom plano de produção e, principalmente, de plena utilização da função do controle, como parte integrante do sistema que é fazer a correlação entre o planejado e o realizado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
O planejamento e controle de produção (PCP) é um conjunto de ações inter-relacionadas que tem por objetivosestabelecer e direcionar o processo produtivo da empresa.
Normalmente, como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em nível estratégico tático e operacional:
* No nível estratégico, onde são definidas as politicas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa daelaboração do Planejamento Estratégico da Produção.
* No nível tático, são definidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento-Mestre de Produção.
* E no nível operacional, onde são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, PCP então prepara a Programação da produção, administrando estoques, sequenciando,emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Como o PCP afeta muitas funções da empresa, o mesmo e normalmente preparado com base em dados de Marketing, Engenharia, Manufatura etc. Considerando ainda informações a respeito de vendas, linhas de produto, capacidade produtiva, potencial humano etc. Sua tarefa é transformartodos os planos em ordens viáveis de fabricação, satisfazendo a demanda dos clientes pela manutenção, aumento ou baixa dos estoques.
Planejar a produção é uma tarefa que requer a consideração de um conjunto de fatores que influem na decisão sobre o que, quanto e quando produzir. E para elaborar a programação da produzir. E para elaborar programação da produção é necessário considerar os seguintesfatores:
* Fatores externos:
* Demanda do mercado:
* Datas de entregas estabelecidas;
* Estoques em poder de intermediários;
* Tempo necessário para obtenção de matéria – prima;
* Fatores internos:
* Estoques de produtos acabados;
* Equipamento disponível;
* Pessoal disponível;
* Materiais e ferramentas disponíveis;
* Lotes econômicos de produção;
*Regime de trabalho;
* Tempo necessário para execução das operações;
* Possibilidade de rejeições etc.
Área da Produção
Em toda empresa/indústria, um dos setores de grande importância é a produção, este setor tem um responsável, o administrador ou gerente de produção.
Esse Gerente de produção, normalmente se vê envolvido em oito área principais, que ele tem plena autoridade para tomarsuas decisões.
As oitos áreas de produção:
1. Planejamento da produção;
2. Controle de produção;
3. Controle de qualidade;
4. Movimento de matérias e peças;
5. Layout;
6. Controle de estoque;
7. Estudo de caso;
8. Manutenção.
Para atingir as metas, o planejamento deve obedecer a uma sequencia:
* Previsão da procura ou demanda dos produtos ou mercadorias;...
tracking img