Pcp logistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1


PASSO 1


O PCP é utilizado para aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa, atuando sobre os meios de produção com a garantia de que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados, para tanto é necessário planejar a produção e controlar seu desempenho.
O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo, através daprogramação de matérias, máquina, pessoas e estoque. Durante e depois, controlando o funcionamento do processo produtivo para que este ocorra como o desejado e planejado.
Ao conceituar o Planejamento e Controle de Produção (PCP) é necessário levarmos em consideração dois itens: planejamento e controle. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serematingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível; ele está voltado para a continuidade da empresa e tem foco no futuro. Já o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, verificando se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, identificando erros ou desvios, para assegurar que os planos sejam executados comperfeição.
O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, seguido de organização, direção e por último o controle.
Ao planejar algo, devem ser feitas algumas perguntas: O que, quando, que e como fazer, para que os objetivos ao fim sejam alcançados. Ao contrário, para controlar algo é necessário medir o desempenho, comparando com o planejado ou corrigir odesempenho, identificando erros e desvios.
Existem diversos sistemas de produção em uma empresa, cada um deles exige um sistema específico de PCP.
O PCP em produção sob encomenda é o caso da empresa que produz após ter efetuado algum contrato ou pedido de venda de seus produtos, que irá definir como a produção deverá ser planejada e controlada.
O PCP em produção em lotes é o sistemade produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez, denominado lote de produção. O PCP é realizado antecipadamente e a empresa pode aproveitar melhor os seus recursos, com maior grau de liberdade.
O PCP em produção contínua é utilizado por empresas que produzem um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupçãoou mudança. É elaborado para cobrir cada exercício anual e explorar as possibilidades dos recursos da empresa, proporcionando condições ideais de eficiência e eficácia.


PASSO 2


O artigo “Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração” mostra que planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, nomomento e no nível de qualidade adequados.
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.
O objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzirmelhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção.
Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dosrecursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da Produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.
Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar...
tracking img