Pcns de musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNG
Universidade Guarulhos



Educação Artística



Percepção musical

21.06.2012







O ensino de musica no Brasil segundo os PCNs







Rosiane F de Andrade







Ung
Guarulhos
2008







EGISLAÇÕES REFERENTES À EDUCAÇÃO MUSICAL: LDB, PCN E RCNEI

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN
A Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional – LDBEN (BRASIL, 1996) inclui o ensino de Artes na Educação Básica.
A partir da LDBEN de 1996 o termo Educação Artística foi substituído por Artes. No capitulo dois da LDBEN, o ensino da Arte passa a compor obrigatoriamente o currículo escolar da Educação Básica: “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover odesenvolvimento cultural dos alunos” ( BRASIL, 1996, art.26, par.2°).
A música está potencialmente garantida pela nova legislação. O projeto de lei que recebeu o número 330/2006 no Senado Federal, e o número 2732/2008 na câmera dos deputados, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Art. 1º O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte: § 6ºA música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2º deste artigo.”“
Art. 2º O Ensino de música será ministrado por professores com formação específica na área.
Art. 3º Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1º e 2º desta Lei (BRASIL Lei 11.769 de 18 de Agosto de 2008,publicado no Diário Oficial da União em 19/08/2008). A música é um conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, existe a necessidade de professores habilitados na área de música para atuarem na escola.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN

Os PCNs são documentos que trazem explicados cada área de conhecimento que devem ser desenvolvidas na escola.
O PCN – Arte é dividido em áreas de quatromodalidades: artes visuais, teatro, dança e música.
Os conteúdos são expostos de acordo com três eixos: produção, fruição e reflexão. A música dessa forma ganha três grupos temáticos para desenvolver seus conteúdos: “1) Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisão e Composição; 2) Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; 3) A música comoproduto cultural e histórico: músicas e sons do mundo.

De acordo com os PCN, a música “é a linguagem que traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. (...) A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação ecomunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.” (...)
A música desperta a sensibilidade, aproxima os alunos e faz com que a aula fique mais prazerosa. É importante que o educador procure melodias que a turma irá se identificar para que os estudantes não fiquem apáticos.
Contudo, expor uma música em sala sem uma didática pré-estabelecida, sem fundamento pedagógico não éinteressante. A aula ficará vaga e não vai haver um retorno de aprendizagem mais avançado, que vai além da percepção e da imaginação.
A música é um recurso pedagógico complementar ao que é ensinado e não o único meio de aprendizagem.
Para que a musicalidade seja inserida no plano de aula do professor, deve haver uma interação entre conteúdo programático e universo musical.
Primeiramente, énecessário que o professor veja o objetivo pedagógico ao inserir a música em sala de aula: é para promover a aprendizagem em algum aspecto físico, motor ou psicológico do aluno em relação à sua formação escolar?
Não há dúvidas de que o fenômeno musical deve ser presente em sala de aula. Vejamos o porquê: a música reflete o exterior do aluno, é a junção entre sua interpretação individual a respeito...
tracking img