Pcns de ciências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1991 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ariane Cristina das Neves Rodrigues











ESTUDO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

(PCN) DE CIÊNCIAS











Trabalho apresentado como requisito na disciplina de Conteúdo, Metodologia de Prática do Ensino de Ciências ministrada pela Profa. Dra. Alessandra A. Viveiro. Período Diurno.ARARAQUARA, OUTUBRO DE 2012

O PCN de Ciências inicia-se com um breve histórico do ensino de Ciências Naturais, destacando suas fases e tendências dominantes. Nesse resumo nos é mostrado que o objetivo do ensino de Ciências era o de dar condições ao aluno de identificar problemas a partir de observações de um fato, levantar hipóteses, testa-las, refuta-las eabandona-las se fosse o caso. O aluno deveria ser capaz de “redescobrir” o já conhecido pela ciência; era com essa perspectiva que se buscava, naquela ocasião, a democratização do conhecimento cientifico. Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como individuo, é a meta que se propõe para oensino da área na escola fundamental.

Os conteúdos dos PCNs de Ciências não são apresentados em blocos de conteúdos, mas em blocos temáticos, dada a natureza da área, para que não sejam tratados como assuntos isolados. Os blocos temáticos indicam perspectivas de abordagem e dão organização aos conteúdos sem se considerarem como padrões rígidos. Em cada bloco temático são apontadosconceitos, procedimentos e atitudes centrais para a compreensão da temática em foco. Esses blocos temáticos são quatro: Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos e Terra e Universo; os três primeiros são para serem trabalhados ao longo de todo o ensino fundamental, o ultimo bloco é trabalhado apenas para o segundo ciclo.

CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PRIMEIRO CICLO

AMBIENTE:Conteúdos para o primeiro ciclo referentes a fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes: comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, ar, água, solo, luz e calor e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente. Comparação dos modos comque diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação ás condições do ambiente em que vivem. Comparação do desenvolvimento e da reprodução de diferentes seres vivos para compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos. Formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vidados seres vivos. Busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos relacionados. Organização e registros de informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor. Interpretação das informações por intermédio do estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e desequencias de fatos. Utilização das informações obtidas para justificar suas ideias. Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.

SER HUMANO E SAÚDE: Conteúdos para o primeiro ciclo referentes a fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes: comparação do corpo e de alguns comportamentos de homens e mulheres nas diferentes fases da vida – aonascer, na infância, na juventude, na idade adulta e na velhice – para compreender algumas transformações, valorizar e respeitar as diferenças individuais. Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde: atitudes e comportamentos favoráveis á saúde em relação a alimentação, higiene ambiental e asseio corporal, modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas,...
tracking img