Pcn e pnld: parametrização do ensino de gramática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PCN E PNLD: PARAMETRIZAÇÃO DO ENSINO DE GRAMÁTICA
DANIELA MANINI (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS).

Resumo Este trabalho pretende discutir propostas para o ensino de gramática no Ensino Fundamental II, frente de Língua Portuguesa que gera várias discussões, para além das esferas acadêmica e pedagógica, sobre que gramática(s) ensinar e sob qual(is) metodologia(s). Para tanto, traz a discussãoe a análise sobre o que propõem documentos oficiais de ensino, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (doravante, PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (doravante, PNLD) para o ensino de gramática. Assim sendo, será apresentada, inicialmente, uma explicação geral sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais no contexto na Educação brasileira, a fim de melhoresclarecer sobre o sentido dos PCN de Língua Portuguesa. Em seguida, faremos uma descrição geral dos PCN, destacando o modo como definem e propõem o ensino de gramática, a fim de identificar qual (is) a(s) orientação(ões) teórico–metodológica(s) dada(s) para o trabalho com esse eixo de ensino. Por fim, faremos uma descrição geral do PNLD e uma análise comparativa sobre como as avaliações do Programa (1999,2002, 2005 e 2008) apresentam os critérios para avaliar as atividades de gramática nos livros didáticos de Português (doravante, LDP) de 6º a 9º anos (5ª a 8ª séries). O objetivo dessa análise é entender como as orientações dos PCN têm sido incorporadas pelo Programa, assim como refletir a respeito do que este espera dos atuais LDP em relação ao ensino de gramática. Entendemos que o LDP, emfunção das sucessivas avaliações por que vem passando através do PNLD, configura–se como um material que pode contribuir para a formação docente em exercício, mesmo porque, em muitos casos, é o único meio impresso a que têm acesso parte dos professores da escola pública. Palavras-chave: livro didático de Português, ensino de gramática, PCN.

PCN e PNLD:Parametrização do ensino de gramática

DanielaManini - dmanini@uol.com.br

Este trabalho discorre sobre as propostas para o ensino de gramática dadas por documentos oficiais de ensino - os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (doravante, PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (doravante, PNLD) - e faz parte de um trabalho geral de pesquisa que analisou o modo como alguns dos atuais livros didáticos de Portuguêsdesenvolvem o ensino de gramática. 1. Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino brasileiro - explicações gerais A Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL - MEC/SEF, 1998) esclarece que a elaboração de referenciais para o ensino de todas as disciplinas da Educação Básica é resultado do Plano Decenal de Educação,

aprovado pela Constituição Federal de 1988, e da Nova Lei deDiretrizes e Bases da Educação, sancionada em 20/12/1996. Ambos os documentos destacam a necessidade de a União, junto aos estados e municípios, estabelecer diretrizes que assegurem, através de conteúdos/procedimentos mínimos exigidos por cada disciplina escolar, uma formação básica comum aos alunos em todo o país. Os Parâmetros Curriculares Nacionais surgem, então, como referenciais para dialogar compropostas curriculares estaduais e municipais, bem como com os projetos pedagógicos das escolas, a fim de garantir essa formação comum em território nacional e também assegurar o respeito às diversidades do país[1]. A ênfase do documento, com base na nova LDB, é no desenvolvimento da capacidade de "aprender a aprender", o que significa uma formação reflexiva, na medida em que valoriza a atitudeinvestigativa em todas as disciplinas escolares. Conforme o documento, isso será possível a partir do domínio da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático, habilidades determinantes para a formação de "cidadãos". Reiteradas vezes o documento afirma que é papel da escola "promover a educação para a cidadania".

2. Os PCN e a prática de análise linguística Os PCN definem as "práticas...
tracking img