Pcn lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
A Língua Portuguesa no ensino fundamental se organiza conforme as praticas sociais quando os indivíduos começam a conhecer seus conteúdos, transformam seus conhecimentos para usá-la adequadamente.
A linguagem verbal é uma atividade que tem como objetivo produzir e compreender textos orais e escritos, portanto a finalidade da LínguaPortuguesa é a expansão do uso da linguagem para se desenvolver bem a fala, escrita e a leitura, para organizar seus eixos básicos, ou seja, leitura e escrita em seu uso e suas formas se organizam em leitura pratica de leitura e produção de texto, para que saibam ler e interpretar o que foi escrito.

Sequência e organização dos conteúdos.
Os conteúdos têm uma sequência que devem ser apresentadosseguindo critérios que possibilitem apresentação com continuidade, ou seja, os conteúdos são os mesmo, mas com aprofundamento para que tenha uma continuidade, eles são:
. Levar em conta o que já foi aprendido anteriormente.
. Aumentar a dificuldade dos conteúdos.
. Considerar os níveis de aprofundamento para saber como esta o nível de aprendizagem do aluno.
Esses conteúdos são fundamentaispara organizar e favorecer a aprendizagem da melhor maneira possível. Cabe a escola a responsabilidade de indicar os critérios de ensino de cada ciclo.

Os conteúdos de Língua Portuguesa e os temas transversais.
A Língua Portuguesa juntamente com os temas transversais (ética, pluralidade, meio ambiente, saúde e orientação sexual), trabalharem conjunto com outras matérias abordando diversostemas, para que os alunos usem diferentes formas de linguagem para uma atuação construtiva e transformadora em ações reais para serem usados no dia-a-dia.

Os blocos de conteúdos e o tratamento didático.
Considerações a respeito do tratamento didático dos conteúdos.
O conteúdo didático é uma relação entre o que ensinar e como ensinar. O conteúdo de Língua Portuguesa usa sempre o termoação→reflexão→ação, ou seja, o aluno faz,pensa sobre o que fez para melhorar onde precisa ser melhorado para que seja construído o conhecimento aprendendo e não decorando, o professor deve ter um papel fundamental para a aprendizagem do aluno, pois o professor torna-se uma referencia.

Língua Oral: Usos e formas.
Não cabe a escola ensinar a falar corretamente ou corrigir a fala errada dos alunos, cabe aescola respeitar e trabalhar com as diversidades, acolher a voz e a vez de cada um, ensinar aos alunos o uso das diferentes situações comunicativas, ensiná-los a linguagem em cada situação, ou seja, usar as formas adequadas de linguagem para falar com cada tipo de pessoas,a linguagem oral deve ser aperfeiçoada conforme seu grau e instrução.Não cabe somente ensinar corretamente,deve ser ensinado aLíngua Portuguesa em todas as atividades que tenham relação de aprendizagem ,sua produção oral pode acontecer em diversos processos:
. Atividades em grupo, com tipos diferentes de temas.
. Atividades de resolução de problemas, que exijam que o aluno pense mais e faça comparações.
. Atividades de produção oral, planejar e elaborar um texto com boa qualidade.
. Atividades com sentido de comunicaçãocom exposição oral sobre um tema pré definido.
A linguagem oral e trabalhada a partir da 5ª serie por meio de chamada para a exposição de um tema abordado anteriormente, porem a oralidade não costuma ser ensinado, pois os aluno0s tem uma grande dificuldade porá expressar o que e colocado no papel,devido a isso e indicado que os alunos comecem com a oralidade desde as serie iniciais deve serorientado para que seja lido antes para que tenha um melhor desempenho sobre o que será falado.
Língua Escrita: Usos e formas.
São dois sub-blocos com praticas complementares necessárias para que a leitura e a escrita seja compreendida,que permita os usos adequados para uma boa leitura e escrita ,porem essa relação não quer dizer que uma pessoa que lê bem vai escrever bem .O ensino deve ter...
tracking img