Pcn de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo





Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados por equipes de especialistas ligadas ao Ministério da Educação (MEC), têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular dos Estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
Os PCNs são orientações aos professores, divididos em disciplinas eestes estão disponíveis nas escolas. campo.

Os PCNs são, portanto, uma proposta do MEC para que a educação escolar brasileira tenha um caminho a seguir. São referências todas as escolas do país para que garantam aos estudantes uma educação básica de qualidade. Seu objetivo é garantir que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade modernacomo cidadãos conscientes, responsáveis e participantes. Sabemos que em cada local do Brasil, que é especialmente muito grande, existem suas singularidades, porém ao determinar um caminho comum a todos é buscar uma padronização e até mesmo um direito comum a todos os alunos.

























Sumário










Introdução



DesenvolvimentoConsiderações finais



Referências





















03



04



07



09




















Introdução





Neste trabalho procuro expor o que é e como está dividido o PCN de arte, enfim sua estrutura.

Darei minha opinião com base em opiniões de outros críticos, justificando a ideia de que o PCN de arte acaba setornando uma utopia devido a formação dos professores em nosso país.



























Desenvolvimento






Em todos os ciclos da educação fundamental, os Parâmetros Curriculares dão à área de Arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas: Artes Visuais - com maior amplitude que Artes Plásticas, englobando artes gráficas,vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador; Música; Teatro; Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.

No PCN-Arte, as propostas para essas diversas linguagens artísticas estão submetidas à orientação geral, que estabelece três diretrizes básicas para a ação pedagógica. Segundo os próprios Parâmetros, o "conjunto de conteúdos está articulado dentrodo processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar". Vale ressaltar que, em nosso país, a Proposta Triangular representa a tendência de resgate dos conteúdos específicos da área, na medida em que apresenta, como base para a ação pedagógica, três ações mental e sensorialmente básicas que dizem respeito ao modocomo se processa o conhecimento em arte.

Com os eixos norteadores adotados, os PCN-Arte colocam-se em sintonia com as buscas desenvolvidas no campo do ensino de arte, refletindo o próprio percurso da área. Neste sentido, podem ajudar a consolidar uma nova postura pedagógica e a concepção da arte como uma área de conhecimento específico. No entanto, há certamente um grande descompassoentre a realidade das escolas.

Ao se pensar a prática pedagógica na escola,o fato é que os PCN-Arte, que apresentam uma proposta tão abrangente, não chegam a apresentar de modo claro a forma de encaminhar concretamente o trabalho com as diversas linguagens artísticas. As disposições neste sentido são poucas e dispersas pelo texto, de modo que a questão de quais linguagens artísticas, quandoe como serão abordadas na escola permanece, em grande medida, em aberto.

Os PCN-Arte optam pela organização dos conteúdos por modalidade artística - e não por ciclo, como nos documentos das demais áreas -, delegando às escolas a indicação das linguagens artísticas e "da sua seqüência no andamento curricular".

Neste sentido, sugerem que, "a critério das escolas e respectivos...
tracking img