Pcmso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, foi instituída pela nr 7 aprovada pela secretaria de segurança e saúde no trabalho e temcomo objetivo por meio de Exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores através de medidas prevencionistas, diagnosticando precocemente os agravos à saúde relacionados ou nãoao trabalho. Os Exames Ocupacionais são:Admissional, Periódico, Retorno ao trabalho, Mudança de função e Demissional

Este documento é obrigatório a todas as empresas. Ele é estruturado em umcaderno contendo todas as informações pertinentes ao Programa definido para sua empresa, tais como:
- Descrição da empresa
- Avaliação das Questões Laborativas
- Determinação dos RiscosOcupacionais Específicos
- Cronograma de realização dos Exames Clínico e Complementares e outras orientações pertinentes à atividade da empresa.
Elabora o PCMSO apenas o médico habilitado , ou seja, comcurso especializado em medicina do trabalho. Que será o responsável pelo mesmo programa e receberá o nome de médico coordenador e tem, em media, um custo de R$ 165,00 mensal.
A elaboração eimplementação do PCMSO é obrigatória por lei para todos os empregadores e empresas que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim,tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PCMSO, cada um com sua característica e complexidade diferentes.
Graus de insalubridade:
a) Mínimo (adicional de10% sobre o salário mínimo) – agentes químicos (pode chegar ao grau médio ou máximo).
b) Médio (adicional de 20% sobre o salário mínimo) – agentes biológicos (pode chegar ao grau máximo), ruídoscontínuos ou intermitentes, ruído de impacto, calor radiante, radiações não ionizantes, vibrações, frio e umidade.
c) Máximo – radiações ionizantes, pressões hiperbáricas, poeiras minerais. A...
tracking img