Pcmat pronto 50 funcionarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- A História do Controle da Qualidade

O controle da qualidade moderno teve seu inicio na década de 1930, nos Estados Unidos, com a aplicação industrial do consagrado gráfico de controle criado por Walter A. Shewhart na impresa de telefonia “Bell Telephone Laboratories”. Em memorando datado de 16 de maio de 1924, o Dr. Shewhart propôs o seu gráfico de controle para análise de dados resultantesde inspeção, fazendo com que a importância dada à inspeção, um procedimento baseado na detecção e correção de produtos defeituosos, começasse a ser substituída por uma ênfase no estudo e prevenção dos problemas relacionados à qualidade, de modo a impedir que os produtos defeituosos fossem produzidos.
A partir da revolução industrial, com o desenvolvimento de ferramentas de trabalho e dossistemas de unidades de medida, tanto na Inglaterra Dole B.G e Plunkett, J.J.1990 (apud, Barçante, 1998) o controle de qualidade também foi adotado relativamente cedo na Inglaterra. Em 1935, os trabalhos sobre controle da qualidade do estatístico E. S. Person foram utilizados como base para elaboração dos Padrões Normativos Britânicos (“British Standard BS 600”). Os Estados Unidos naquela época osprocedimentos para o controle da qualidade foram publicados sob a forma de normas, conhecidas como “American War Standarts Z1. 1 –Z1. 3”. Garvin, D. A. (1992) comenta que a qualidade evoluiu até nossos dias principalmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas especificas:

2.2.1 - As Eras da Qualidade Segundo Garvin

1ª Era: da Inspeção
No final doséculo XVIII e principio do século XIX, a Qualidade era alcançada de uma forma muito diferente que hoje em dia. A atividade produtiva era basicamente artesanal e em pequena escala. Os artesãos eram os responsáveis pelo produto e pela qualidade final. Com o desenvolvimento da industrialização, e o aparecimento da produção em massa, foi necessário um sistema baseado em inspeções, onde um ou maisatributos do produto eram examinados, medidos ou testados, a fim de garantir sua qualidade.
No inicio do século XX, Frederick W. Taylor, um engenheiro industrial criou os fundamentos ou princípios da Administração Cientifica, e G.S. Radford, com a publicação do livro The Control of Quality of Quality in Manufaturing, legitimaram a função do inspetor de qualidade, delegando a ele a responsabilidade eautoridade pela qualidade dos produtos.
O objetivo nesta fase era obter qualidade igual e uniforme em todos os produtos e a ênfase centrou na conformidade. Esta fase prevaleceu por muitos anos, não havia uma análise critica das causas do problema ou dos defeitos.

2ª Era: do Controle Estatístico da Qualidade
Na década de 1930, já saindo da Administração cientifica de Taylor e Fayol e entrando naEscola das Relações Humanas de Elton Mayo, alguns desenvolvimentos significativos começaram a acontecer, entre eles o trabalho pioneiro de pesquisadores para resolver problemas referentes ã qualidade dos produtos da Bell Telephone, nos Estados Unidos. Este grupo pioneiro da qualidade era composto por: Walter A.Shewhart criador da Carta de Controle que foi aluno do professor Clarence Irwin Lewscom sua Teoria Pragmática do Conhecimento, Harold Dodge, Harry Romig, G.D. Edwards e, posteriormente, Joseph Juran que dedicou esforços consideráveis em pesquisas que levaram ao surgimento do Controle Estatístico de Processos. Shewhart foi o mestre de W.E. Deming foi o primeiro a reconhecer a variabilidade como inerente aos processos industriais e a utilizar técnicas estatísticas para obter ocontrole de processos. Uma ferramenta poderosa desenvolvida por ele na época foi o Gráfico de Controle de Processo e até hoje muito utilizada.
Com a Segunda Guerra Mundial, exigiu que outras técnicas também fossem criadas para combater a ineficiência e impraticabilidade da inspeção 100% na produção em escala ou em massa de armamentos e munições.
Neste período surge a técnica de amostragem criada...
tracking img