Pcmat muito bom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PCMAT

Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil
Programa de Gerenciamento e Prevenção de Acidentes. Para uso Exclusivo da empresa FUNNY EVENTOS Associada ao OBRASIL Construtora Ltda.



Introdução:
A Empresa OBRASIL Construtora Ltda optou por elaborar e implantar um Programa de Segurança que contemple osrequisitos legais e técnicos disciplinados pelas NR 9 e NR 18 da Portaria no 3.214, de 08 de junho de 1978da referida Norma Ministerial, pelos seguintes motivos:
* Nas Normas Regulamentadoras nº 18 está explicito o vínculo com a Norma Regulamentadora nº 9, a qual disciplina o PPRA – Programa De Prevenção De Riscos Ambientais.
* Em conformidade com a nossa Política de Prevenção de Acidentes, deSaúde Ocupacional e de Meio Ambiente, que diz:
A Empresa OBRASIL Construtora Ltda., tem como política de Prevenção de Acidentes, de Saúde Ocupacional e de Meio Ambiente os seguintes princípios:
Desenvolver e oferecer um ambiente harmonioso de trabalho, com amplo respeito ao meio ambiente, buscando atender as necessidades de seus clientes, a segurança da sua força de trabalho, a satisfação deseus acionistas, consciente da sua responsabilidade social, visando sempre a melhoria constante dos seus serviços de engenharia, possibilitando aos nossos clientes e a comunidade uma melhor qualidade de vida, através de seus serviços, assegurando, assim, o fiel cumprimento das normativas legais, regulamentares e contratuais, balizada pela trilogia:
* Conformidade nos serviços;
* Agilidade,cumprimento de prazos e compromissos;
* Redução de riscos à comunidade, a nossa força de trabalho e ao meio ambiente.

O sistema de segurança e higiene no trabalho é um conjunto de subsistemas que, providos de recursos e regras mínimas, atuam em harmonia entre si e com outros sistemas e visam, através planejamento e desenvolvimento de ações, prevenir acidentes do trabalho, doençasocupacionais e incidentes críticos em todas as atividades de uma empresa, de modo a satisfazer as necessidades da própria empresa no aspecto da integridade física e da qualidade de vida de seus trabalhadores.
Entretanto devemos tornar este sistema dinâmico, incrementando-o com o fluxo de informações e dados tais que seja possível desenvolver, avaliar e controlar todo o conjunto de ações necessárias paratornar prática e viável a atuação da segurança e higiene do trabalho, bem como planejar e implementar providências preventivas coletivas que eliminem os riscos ocupacionais inerentes.
Somente assim é que as organizações podem realizar e garantir a gestão da higiene e segurança do trabalho, dentro dos padrões de qualidade.
O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa dePrevenção e Riscos Ambientais, pois para que as ações de melhoria das condições do ambiente de trabalho sejam implantadas é necessário conhecer, também, os riscos provocados por agentes agressivos (agentes físicos, químicos e biológicos), e ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho - MTE.
Objetivo do PCMAT
O PCMAT, veio ao encontro da necessidade das Empresase dos Profissionais da área de Higiene e Segurança do Trabalho ao estabelecer um programa de controle no campo da preservação e da proteção dos trabalhadores. O PCMAT tem como objetivos primordiais:
* A prevenção dos riscos a fim de garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores;
* Evitar ações ou situações perigosas por falta de prevenções;
* Definir atribuições eresponsabilidade ao pessoal que administra, desempenha e verifica as atividades de risco;
* Determinar as medidas de proteção e prevenções;
* Prever os riscos que derivam do processo de execução;
* Treinamento dos operários a fim de evitar os acidentes, e aplicar técnicas de execução que reduzam ao máximo possível estes riscos.
* Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores;...
tracking img