pcma FGV

510 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade:2.2.2
Título: Comparação entre VPL e TIR.
Aluno:Paulo Cesar Montenegro Aloe
Disciplina:Matemática Financeira Turma:310
Introdução
VPL- Valor presente líquido(VPL), também conhecido como valor atual líquido(VAL), é a formula capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

TIR-A taxa interna de retorno, é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

Justificativa
VPL- Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milhão hoje não valeriam R$ 1 milhão daqui a um ano, devido ao custo de oportunidade de se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupança para render juros.

TIR- O conceito da taxa interna de retorno, foi proposto de forma a classificar diversos projetos de investimentos: os projetos cujo o fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidas.

Desenvolvimento
VPL – Para cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizado a TMA como taxa de desconto. Se o TMA for igual à taxa de retorno esperado pelo acionista, e o VPL=0, significa que a decisão favorável à sua realização. Sendo o VAL superior a 0, o projeto cobrirá tanto o investimento inicial, bem como a remuneração mínima exigida pelo investidor, gerando ainda um excedente financeiro. É por tanto, gerador de mais recursos dos que a melhor alternativa ao investimento, para um nível risco equivalente, uma vez que a taxa de atualização reflete o custo de oportunidade de capital. Estamos perante um projeto

Relacionados

  • Penal
    1784 palavras | 8 páginas
  • Administrando Pessoas
    27246 palavras | 109 páginas