pcicologia e serviço social

1578 palavras 7 páginas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- 3° SEMESTRE
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA

PROFESSORA EAD: HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO
TUTORA PRESENCIAL: EVELIN REIS C MARQUES

CAMPO GRANDE 02 DE MAIO DE 2014

Iremos abordar neste relatório o tema sobre a humilhação e invisibilidade social. Destacando também uma pesquisa com trabalhadoras de serviços gerais, relatando suas experiências vividas e também, algumas obras de Fernando Braga da Costa, Ava da Silva Carvalho Carneiro, José Moura Gonçalves Filho e Jessé Souza que nos informam algumas situações de humilhação social e em quais classes sociais acontecem com mais com frequência.
Neste relatório vamos abordar vários assuntos referentes à invisibilidade e humilhação social em algumas profissões. De acordo com o Sociólogo Jessé de Souza, em seus três livros uma sociologia crítica ou uma crítica sociologia clássica brasileira livre na tentativa de mostrar qual a verdadeira origem desta sociedade brasileira, ou melhor, qual a verdadeira origem da desigualdade desta sociedade, Souza (2006) não acredita que a pura descrição da realidade das pessoas socialmente humilhadas possa definir o que é desigualdade e sua origem social. É preciso articular história de vida desse sujeito invisível com teorias sólidas.
Ao desenvolver este projeto observou-se que o mesmo propicia um resultado crítico, uma psicologia crítica que denuncia comportamentos e preconceituoso retificado nesta sociedade.
Para o psicólogo Fernando Braga da costa a invisibilidade Pública desponta como um fenômeno psicossocial definido como o desaparecimento de um homem entre outros homens, que seria o resultado do processo de humilhação social dos indivíduos das classes pobres. Busca-se ressaltar e analisar a experiência individual da desigualdade social, com suas implicações psicológicas, considerando o ponto de vista de quem é que o oprimido por essa desigualdade, conclui-se que retrata de uma experiência de humilhação social,

Relacionados