PCA-Pintura aspeçao

2622 palavras 11 páginas
PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL
OFICINA LANTERNAGEM E PINTURA -

01 - Introdução
O setor automotivo presta diversos serviços à população, seja para automóveis particulares ou locados, para o transporte público ou de mercadorias, sejam elas alimentos ou bens de consumo. Entre as principais atividades desenvolvidas nas oficinas automotivas, destacam-se as trocas de óleos lubrificantes, reparos e pintura automotiva, trocas e regulagem de peças automotivas, regulagem de motores, troca de baterias, serviços de manutenção mecânica e eletrônica, troca e conserto de pneus e lavagem de peças e de veículos automotores.
As atividades desenvolvidas nas oficinas automotivas podem ser desempenhadas de modo seguro e saudável, tanto do ponto de vista de saúde humana quanto da proteção ambiental, desde que sejam conhecidas e corretamente controladas:
•Geração de efluentes líquidos;
•Geração de resíduos sólidos;
•Geração de emissões atmosféricas, ruídos, vibração e radiação.

Neste sentido, o Programa de Controle Ambiental – PCA, é um procedimento planejado com o objetivo de identificar oportunidades para eliminar ou reduzir a geração de efluentes, resíduos e emissões, além de racionalizar a utilização de matérias-primas e insumos, catalisando os esforços da empresa para atingir uma melhoria ambiental contínua nas suas operações. É uma metodologia que busca solucionar problemas por meio de avaliações técnica, econômica e ambiental.
A implementação de um PCA, possibilita à empresa o melhor conhecimento do seu processo através do monitoramento constante para manutenção e desenvolvimento de um sistema eco eficiente de produção com a geração de indicadores ambientais e de processo. Este monitoramento permite à empresa identificar necessidades de: pesquisa aplicada, informação tecnológica e programas de capacitação.
O PCA pode ainda propiciar a eliminação dos desperdícios, minimização ou eliminação de matérias-primas e outros insumos impactantes para o meio ambiente,

Relacionados