Pbl 4 rh2 puc campinas

874 palavras 4 páginas
Gestão do clima organizacional e conceito.

Como um aspecto da cultura organizacional, o clima refere-se às percepções comuns que os funcionários de uma organização têm em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. É como o espírito comum que emerge da somatória das atitudes, diretamente relacionado à satisfação de trabalho, envolvimento, comprometimento e motivação.
Um clima organizacional positivo no ambiente de trabalho também esta associado a um alto nível de satisfação do cliente e a um bom desempenho financeiro. (ROBBINS, 2010)
O clima está ligado à cultura organizacional, ou seja, o sistema de valores compartilhados pela organização, esse valor compartilhado orienta e modela o comportamento das pessoas.
Conforme Robbins (2010), a cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa. Do ponto de vista do funcionário, o clima, consequente da cultura, tem como aspecto positivo dizer claramente aos funcionários o quer é importante. Ainda são responsáveis pela propagação de valores dentro da empresa como segurança, comportamento, confiança, reciprocidade, inovação e criatividade.
Uma pessoa que encontra um clima de diversidade e respeito se sentirá confortável em colaborar com seus colegas de trabalho independente do contexto. (ROBBINS, 2010)
O clima está associado ao funcionário, tornando ele um fator importante a ser estudado e levado em consideração, também trabalhado junto com o desenvolvimento organizacional trará apenas atitudes positivas e de sinergia na empresa.

Qualidade de vida no trabalho.

Ainda de acordo com Robbins (2010), estresse é uma condição dinâmica na qual o indivíduo é confrontado com uma oportunidade, exigência ou recurso com relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto.
Estudos consideram que quando ele é devidamente gerenciado, pode proporcionar bom ritmo de trabalho e um aumento do nível de produtividade. Há dois tipos de causadores do

Relacionados