Pb focal

Páginas: 4 (785 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Prevenção e Promoção

A palavra prevenção tem origem no Latim preventione: vir antes, tomar à dianteira; traduz-se pelo ato de prevenir-se, premeditar, dispor-se previamentou ter opiniãoantecipada. A prevenção, na área da saúde, é composta por ações de caráter primário e genérico, tais como a melhoria das condições de vida, redução da suscetibilidade das pessoas às doenças e educaçãosanitária. A prevenção se dá também através da detecção precoce das doenças, do seu tratamento adequado e nas ações destinadas a minimizar as suas conseqüências. As ações preventivas definem-se comointerpretações orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. A base dos discursos preventivos é o conhecimento epidemiológico moderno;seu objetivo é o controle da transmissão de doenças infectuosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos. Os projetos de prevenção e de educação em saúdeestruturam-se mediante a divulgação de informação científica e de recomendações normativas de mudanças de hábitos.
‘Promover’ tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar;gerar(Ferreira1986). Promoção de saúde define-se, tradicionalmente, de maneira bem mais ampla que prevenção, pois refere-se a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar asaúde e o bem- estar gerais. As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando umaabordagem intersetorial (Terris, 1990).
Prevenir seria evitar surgimento de doenças específicas e promover, aumentar saúde e bem-estar.
Apesar de causar grandes estragos a saúde, comotambém diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo, ao longo da cadeia de produção do tabaco há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupo focal
  • GRUPO FOCAL
  • distancia focal
  • Grupo focal
  • Adesão focal
  • grupo focal
  • Grupo Focal
  • distancias focais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!