Pazradigmas

477 palavras 2 páginas
A palavra paradigma temos que buscar sua origem no grego antigo "parádeigma" que pode ser traduzido literalmente como modelo ou padrão a ser seguido. O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré estabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu.
Quebrando Paradigmas com Dinamicas - Masculino x Feminino
O objetivo dessa dinamica para quebrar paradigmas é o foco em pessoas, ampliar a visão de futuro e a mudança de conceitos e preconceitos estabelecidos.
Materiais: Papéis de flip-chart (quatro folhas previamente preparadas, conforme procedimentos e mais outras em branco); pincéis atômicos.
Procedimento: Dividir os participantes em dois grupos: masculino x feminino (estabelecer locais/ambientes diferentes para cada grupo).
"Vamos realizar um momento bem dinâmico, onde teremos oportunidade de questionar algumas de nossas maneiras de ser, enquanto homens e enquanto mulheres".
Entregar para o grupo masculino uma folha de flip-chart, já preparada, contendo a seguinte frase: "Como homem, eu tenho de...". Entregar, também, umas três folhas de flip-chart em branco e alguns pincéis atômicos.
Proceder da mesma forma com o grupo feminino. Na folha de flip-chart, a frase é: "Como mulher, eu tenho de...".
Orientar para que cada grupo se dirija para o local estabelecido e lá, durante 15 minutos, os participantes completem as suas frases tantas vezes que consigam.
Após esse tempo, o coordenador irá às salas dos grupos e lhes entregará outra folha de flip-chart contendo:
PARA O GRUPO FEMININO - "Se eu fosse homem, poderia..."
PARA O GRUPO MASCULINO - "Se eu fosse mulher, poderia..."
Dizer a eles que terão, nessa segunda fase, mais 15 minutos.
Após esse novo tempo, o coordenador trocará as folhas respondidas pelos grupos e pedirá que discutam o que o outro grupo respondeu.
Conceder um tempo de 15 minutos para a discussão.
Voltar ao grande grupo.
Ao final, o coordenador

Relacionados