Pazradigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra paradigma temos que buscar sua origem no grego antigo "parádeigma" que pode ser traduzido literalmente como modelo ou padrão a ser seguido. O paradigma nada mais é do que um conceito sobrealgo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré estabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu.
Quebrando Paradigmas com Dinamicas - Masculino x FemininoO objetivo dessa dinamica para quebrar paradigmas é o foco em pessoas, ampliar a visão de futuro e a mudança de conceitos e preconceitos estabelecidos.
Materiais: Papéis de flip-chart (quatro folhaspreviamente preparadas, conforme procedimentos e mais outras em branco); pincéis atômicos.
Procedimento: Dividir os participantes em dois grupos: masculino x feminino (estabelecer locais/ambientesdiferentes para cada grupo).
"Vamos realizar um momento bem dinâmico, onde teremos oportunidade de questionar algumas de nossas maneiras de ser, enquanto homens e enquanto mulheres".
Entregar para ogrupo masculino uma folha de flip-chart, já preparada, contendo a seguinte frase: "Como homem, eu tenho de...". Entregar, também, umas três folhas de flip-chart em branco e alguns pincéis atômicos.Proceder da mesma forma com o grupo feminino. Na folha de flip-chart, a frase é: "Como mulher, eu tenho de...".
Orientar para que cada grupo se dirija para o local estabelecido e lá, durante 15minutos, os participantes completem as suas frases tantas vezes que consigam.
Após esse tempo, o coordenador irá às salas dos grupos e lhes entregará outra folha de flip-chart contendo:
PARA O GRUPOFEMININO - "Se eu fosse homem, poderia..."
PARA O GRUPO MASCULINO - "Se eu fosse mulher, poderia..."
Dizer a eles que terão, nessa segunda fase, mais 15 minutos.
Após esse novo tempo, o coordenadortrocará as folhas respondidas pelos grupos e pedirá que discutam o que o outro grupo respondeu.
Conceder um tempo de 15 minutos para a discussão.
Voltar ao grande grupo.
Ao final, o coordenador...
tracking img