Paz. um sonho ou uma realidade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A paz, um sonho ou uma realidade?

“O caminho para a paz é o caminho da verdade”

Na nossa nação vive-se num aparente período de paz, devido sobretudo à ausência de guerras, masesquecemos-nos de outras formas de violência, como, as discriminações (raciais, étnicas, sociais, religiosas…) e as injustiças sociais. Tendo em conta as anteriores considerações podemos afirmar que onosso país não se encontra em paz.
Desde os tempos pré-históricos que o ser humano luta consigo mesmo; desde os mais antigos, por razões instintivas (luta pelo companheirismo) passando pelas lutasrelacionadas pela propriedade (por alimentos, ferramentas…) até às mais “relativamente” recentes lutas ideológicas (religiosas, políticas, conflitos de raça…).
No entanto, desde a antiguidadeque o homem deseja também a paz, (a paz garante um sentimento de segurança ao ser humano).
Aqueles que a desejavam, tentaram incentivar a paz global através de, por exemplo, movimentospacifistas, como, a oposição à Primeira Guerra Mundial, em que os grupos demonstravam aquilo que acreditavam através de distribuição de panfletos, comícios e, em alguns casos, demonstrações violentas.Mas, um ponto de viragem importante atingiu-se com Mahatma Gandhi (fig. 1), este defendia a “não-violência” para obter a paz e, em alternativa a esta, ele propunha a desobediência civil. Este consistiaem pressionar as autoridades com manifestações massivas, recusando ordens dos polícias para dispersar e negando às pessoas com influência os serviços e bens providenciados pelo povo descontente.[pic] FIG. 1

Mahatma Gandhi, nunca ganhou o prémio Nobel da paz, embora tenha sido indicado 5 vezes. O comité organizador do Nobel reconheceu o seu erro e quando Dalai Lama, em 1989,recebeu o seu prémio, o presidente do comité disse que esse era “em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi”. Este é o autor de várias frases filosóficas, entre elas: “o caminho para a paz é o...
tracking img