PAVIMENTA O ORIGINAL

3248 palavras 13 páginas
1.Pavimentos
Na NBR 7207/82 da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT), define-se pavimento como uma estrutura construída depois da terraplenagem destinando economicamente e simultaneamente em sua estrutura a : resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzido pelo tráfego; melhorar as condições de rolamento visando a comodidade e a segurança; resistir aos esforços horizontais que atuam nele aumentando a durabilidade da superfície de rolamento.
Os pavimentos podem assim ser classificados em rígidos e flexíveis de acordo com a forma e a distribuição de tensões. Os pavimentos flexíveis são associados aos pavimentos asfálticos, sendo composto por uma superfície asfáltica, apoiado nas camadas de base, sub-base, reforço do subleito, sendo constituídas por materiais granulares, solos ou misturas. Os pavimentos rígidos são associados ao concreto de cimento Portland, sendo composto por uma superfície de concreto (em geral placas amarradas ou não), apoiada geralmente sobre uma camada granular ou de materiais estabilizado em cimentos (chamada sub-base), assentado sobre o subleito ou o reforço do subleito quando necessário.

1.1 Pavimento Flexível
De acordo com a NBR 7207/82 os pavimentos flexíveis por camadas que não trabalham a tração, exeção feita ao revestimento que pode ou não suportar esse tipo de esforço. São constituída normalmente por revestimento betuminoso sobre camadas granulares.
Os pavimentos flexíveis são formada por quatro camadas principais : revestimento asfáltico, base sub-base e reforço do subleito.

Figura x Dimensionamento de Pavimentos
Fonte: SPTSONDAGENS, online.

No dimensionamento tradicional são consideradas as características geotécnicas dos materiais a serem usados e a definição da espessura das várias camadas depende do valor do CBR e do mínimo de solicitação de um eixo padrão.
1.1.1 Descrição das Camadas de um Pavimento Flexível

1.1.2 Subleito

É o terreno de fundação das camadas do pavimento, tem espessura

Relacionados