Pavilhão de portugal hannover2000

1030 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE LUSÍADA . LISBOA DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA TEORIA DA ARQUITECTURA I TRABALHO 1

PAVILHÃO DE PORTUGAL HANNOVER2000

‘… um propósito apenas esboçado, mesmo se oportunamente inventado. ‘

O Edifício
O Pavilhão de Portugal para a Exposição de Hannover é um edifício pré-fabricado e desmontável, que posteriormente foi colocado na cidade de Coimbra, em 2003.
O volume da construção, um paralelepípedo, acompanha a forma do lote, afastando-se 6 metros dos seus limites. A forma do edifício é basicamente um rectângulo, prolongando-se um dos lados até ao limite da rua.
O Pavilhão assenta sobre uma estrutura metálica, que suporta as paredes, revestidas com cerca de 55ton de aglomerado expandido de cortiça e também, no Pátio de acolhimento, por azulejos feitos à mão. A fachada voltada para o Boulevard da Europa, que se prolonga até à rua, é revestida por pedra de liós, expondo em letras gravadas a palavra ‘Portugal’.
A cobertura foi elaborada com uma dupla membrana de tela de fibra de vidro que, sendo translúcida, permita captar a beleza da luz natural e, ao mesmo tempo, poupar energia.
O programa será distribuído em dois pisos: no piso térreo situa-se a área expositiva; no piso superior um pequeno auditório, a área VIP e a zona de serviços administrativos.
A arquitectura do pavilhão foi pensada, desenhada e sentida como uma reinvenção abstracta, desinibida e moderna de tipologias, de materiais e de cores mas, interpretados pelos autores de um modo livre e actual, sem preconceitos ou preocupações outras que não as que pertencem à arquitectura de hoje.

Os Arquitectos
O Comissariado de Portugal convidou os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura a conceberem um edifício que constituísse um contributo para o

Relacionados