Pavilh o de Nova York 1939 PDF

361 palavras 2 páginas
PAVILHÃO DE NOVA YORK 1939
Lucio Costa e Oscar Niemeyer

APRESENTAÇÃO:
Pavilhão de Nova York , foi construído em 1939.
Os arquitetos responsáveis foram: Lucio Costa e
Oscar Niemeyer
 O Pavilhão se localizava em Flushing Meadows
Park, ou Corona Park, é um parque localizado no bairro de Queens, em Nova York que foi construído para abrigar a Feira Mundial de Nova
York 1939/1940 .
 O terreno onde o parque foi construído era um pântano de 486 hectares. O terreno escolhido para abrigar o pavilhão Brasileiro era um quadrilátero curvilíneo de aproximadamente 50 por 100 metros, um dos lotes de quadra em situação privilegiada.


IMPLANTAÇÃO DO PAVILHÃO DO BRASIL NA
FEIRA

Houve um concurso para escolher o arquiteto que iria realizar o projeto, no qual o ganhador foi o
Lucio e o
Oscar N. ficou em 2º lugar

As normas exigiam edifícios baixos para que os visitantes pudessem ver a arquitetura da feira contra os arranha-céus de Manhattan.
 A comissão queria um projeto que representasse a diversidade e a originalidade da cultura brasileira, mas que também fosse um projeto que combinasse com o tema da feira que era: O
Mundo de amanha.




O Aproveitamento da curva bonita do terreno comandou todo o traçado.



O jardim do Pavilhão atraiu a atenção do público pela sua originalidade. O pátio é dominado por um grande espelho d’água, onde há uma coleção de plantas aquáticas exóticas. Nesse jardim também havia numerosos quartzos rosa e verdes, e troncos de madeiras enviados pela Secretária da Agricultura de São Paulo.

EXPOSIÇÃO

FUNCIONALIDADES

FLUXOGRAMA


Térreo



1º Pavimento



2º Pavimento (Mezanino)



O Pavilhão é um edifício estratificado sobre pilotis de aço, sendo esses distribuídos todos a uma mesma distância onde são responsáveis por segurar a estrutura que tem três pavimentos: térreo, 1° pavimento e 2° pavimento (Mezanino).



A extensa parede curvilínea que segue o formato do terreno é toda de concreto e tem como finalidade vedar a entrada

Relacionados