Pavilh Es Historia E Exmplos

276 palavras 2 páginas
Pavilhão é um termo derivado do francês pavillon que por sua vez reporta-se ao latim papilionem e significa borboleta ao pousar. Etimologicamente está relacionada à sua característica transiente e inconstante de leve estrutura que transforma onde se fixa.
A necessidade de abrigos de pudessem ser desmontáveis e transportáveis, especialmente em investidas militares desde a história da antiguidade, é entendida como uma das origens do pavilhão. Registros apontam para um conhecimento deste tipo de estrutura desde o período do antigo Egito, e reitera seu uso militar.
A popularidade dessas construções na Europa amplia-se consideravelmente no séc XVII pelo estreitamento de contato com o oriente, especialmente a China. Tomando como modelo o jardim chinês, os jardins ingleses passam a incorporar características no traçado de percursos curvos, pontuados por clareiras e pequenos pavilhões. Ao longo do séc XVIII passam a agregar também influência do quiosque turco, proporcionando mais mobilidade aos elementos construídos , tornando-se um espaço de fuga e divertimento.
De um ponto de vista da historia da arquitetura moderna, o pavilhão ganha especial interesse a partir das Bienais, associado ao uso de galeria de arte, e das Feiras Mundiais. Nestas ocasiões, concentram o papel de representar identidades nacionais ao materializar e divulgar tanto aspectos culturais como de desenvolvimento tecnológico, e passam também a sedimentar conceitos e criar um ambiente para a experimentação e compreensão do limiar moderno. Assim a maleabilidade do termo reflete sua própria história, de tenda militar a quiosque de jardim, de ala anexa a um edifício principal a galeria.

L'Esprit Nouveau Pavilion

Pavilhão Rosa Mota

Riga 2014 Pavilion / Mailitis A.I.I.M.

Pavilhão temático Expo Hortícola Qingdao World
Pavilhão Brasileiro na feira mundial de NY

Relacionados