paulo

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
União europeia (EU)
A União Europeia (EU) é uma parceria económica e política com características únicas, constituída por 27 países europeus, que, em conjunto, abarcam uma grande parte docontinente europeu.
A UE foi criada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar a cooperação económica na Europa, partindo do pressuposto de que os países com relações comerciaisse tornam economicamente dependentes, reduzindo os riscos de conflito. Tal cooperação económica resultou na criação da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1958, inicialmente constituída por seispaíses: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, assistiu-se à criação de um enorme mercado único cujas potencialidades continuam a ser desenvolvidas.
Aquilo quecomeçou como uma união meramente económica, converteu-se, no entanto, numa organização ativa em todos os domínios, desde a ajuda ao desenvolvimento até à política ambiental. Em 1993, essa evoluçãotraduziu-se numa mudança de nome, e a CEE passou a chamar-se União Europeia (UE).
A UE é, há mais de meio século, um fator de paz, de estabilidade e de prosperidade, que contribuiu para melhorar onível de vida dos europeus e deu origem a uma moeda única. Graças à supressão dos controlos nas fronteiras entre os países da UE, as pessoas podem agora circular livremente em quase todo o continente.Tornou-se também muito mais fácil viver e trabalhar noutro país da UE.
Um dos principais objetivos da UE é promover os direitos humanos tanto no seu território como no resto do mundo. A UE assentanos valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa, em 2009, todos esses direitos estãoreunidos num só documento, a Carta dos Direitos Fundamentais. As instituições europeias têm a obrigação legal de a respeitar, assim como os países da UE, sempre que apliquem a legislação europeia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAulo
  • Paulo
  • Paulo
  • Paulo
  • Paulo
  • Paulo
  • Paulo
  • paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!