Paulo levinks

765 palavras 4 páginas
Paulo Leminski tinha muita fome: de poesia, de experiências, de conhecimento.

Nascido em Curitiba em 1944, viveu apenas 44 anos. Mas produziu com uma intensidade que rivalizava com a urgência da vida que propôs para si: são 18 títulos, entre livros de ensaios, romances, biografias e, claro, de poemas, além de oito volumes de traduções.

Foi chamado de samurai malandro e de caipira cabotino, além de contribuir para a mitologia em torno de seu nome, com autodefinições que reforçavam sua facilidade em transitar entre diversas esferas de alta e baixa culturas.

Dizia-se um pensador selvagem, um bandido que sabia latim, um guerreiro da palavra, ou mesmo um caboclo-monge-black-beat-zen. Tudo ao mesmo tempo.

Com esse perfil múltiplo, o poeta adquiriu notoriedade em vários segmentos artísticos. Só para dar uma idéia, a primeira edição comercial de seus poemas, Caprichos e Relaxos, publicado em 1983, já vendeu mais de 20 mil exemplares (um acontecimento e tanto, quando se trata de poesia).

Mestiço de negro e polaco, o poeta passou a maior parte do tempo que lhe coube viver em Curitiba. Ali Leminski vai produzir praticamente toda sua obra e colocar em ação seu motor multimídia: foi, além de poeta, jornalista, publicitário, tradutor, ensaísta, compositor de música popular e romancista. Afinal, como receitara, para ser poeta é preciso ser mais do que poeta.

Aos 13 anos, foi para o Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde ficou por dois anos. No mosteiro, estudou canto gregoriano, que considerava sua única formação musical. Mais tarde, despertou para a música popular: chega a mais de 50 o número de suas composições e dos poemas musicados por parceiros como Moraes Moreira, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik e Arnaldo Antunes.

Em 1968, conheceu a poeta Alice Ruiz, com quem viveu 19 anos ("em casamento de poetas", diz Alice, "a poesia é o maior dos bens em comum"). Sete anos depois, publicou Catatau, seu primeiro e mais comentado livro.

Na seqüência de

Relacionados

  • psicologia
    15082 palavras | 61 páginas