paulo freire

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Sempre ouve obstáculos e emancipação do poder de criação das crianças, jovens e adultos, Paulo Freire sempre soube e evidenciou isso, dizia que para educar não podemos nus encher sozinhos deconhecimento, “ninguém se educa a si mesmo”.
Paulo Freire acreditava que o educador não podia trazer tudo pronto, e sim que deveria ter um dialogo entre educador e educando, facilitando a compreensão doconteúdo aplicado, e conseguiriam uma forma de educar em qualquer face da vida do ser humano.
Em 1962, quando ele era Diretor do Departamento De Extensões Culturais de Recife, ele criou um método dealfabetização de adultos, pois ele se incomodava com o silencio da população brasileira diante o numero de analfabetos no país, que tratava adultos como crianças e distanciava cada vez mais o interessedas pessoas pelo conhecimento.
Ele começou a fazer os testes com um grupo de 300 cortadores de cana, e conseguiu alfabetizá-los em apenas 45 dias, conseguindo com que tivessem mais coragem departicipa da sociedade de uma forma mais critica.
O método que ele desenvolveu procurava estimular a alfabetização de adultos, discutindo suas experiências de vida entre si, usando palavras que existiam narealidade dos alunos, se era pedreiro, usava tijolo, cimento, se era trabalhador rural, usava inchada, terra.
Esse método foi dividido em três etapas. Primeira etapa de Investigação: professor ealuno buscam palavras com mais significado na vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive. Segunda etapa de Tematização: tomam uma consciência do mundo, analisando ossignificados sociais dos temas e das palavras. Terceira etapa de Problematização: o educador desafia o aluno a superar a visão mágica do mundo e passar ter uma postura critica e conscientizada.
Hojeainda existem muitas pessoas excluídas na sociedade por serem analfabetas, mesmo depois de sua morte, as reflexões de Paulo Freire continuam influenciando praticas e concepções de educação em todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire
  • PAULO FREIRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!