Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagem
 
Freire's contribution to the practice and critical education in nursing
 
La contribución de Paulo Freire en a práctica y la educación crítica en enfermería
 
 
Karla Corrêa Lima MirandaI; Maria Grasiela Teixeira BarrosoII
IProfessor Assistente da Universidade Estadual do Ceará, Doutoranda do Programa dePós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, e-mail: karlamiranda@terra.com.br
IIProfessor Doutor Emérito da Universidade Federal do Ceará, e-mail: grasiela@ufc.br
 
 

RESUMO
As autoras trazem alguns dados biográficos, as principais obras e a produção mais significativa de Paulo Freire, mostrando a fertilidade de seu legado. Este artigo se propõe discutir a articulação de algunsconceitos trabalhados por Freire na prática e na educação realizada por enfermeiros, apontando reflexões para tornar a prática profissional mais crítica e criativa a partir das idéias do Educador pernambucano.
Descritores: educação em enfermagem; enfermagem

ABSTRACT
The authors present some biographical data about Paulo Freire, his main works and his most important production, showing thefertility of his legacy. This article aims to discuss the articulation of some concepts used by Freire in nursing practice and education, offering reflections for turning professional practice more critical and creative on the basis of this Brazilian educator's ideas.
Descriptors: education, nursing

RESUMEN
Las autoras presentan algunos datos biográficos, listan las principales obras y laproducción más significativa de Paulo Freire, demostrando la fertilidad de su legado. La finalidad de este artículo es discutir la articulación de algunos conceptos trabajados por Freire en la práctica y la educación realizadas por enfermeros, ofreciendo reflexiones para hacer la práctica profesional más crítica y creativa, con base en las ideas del educador brasileño.
Descriptores: educación enenfermería; enfermería

 
 
INTRODUÇÃO - INÍCIO DA COMPREENSÃO
Paulo Freire, através de suas obras, insere em seus questionamentos uma educação multicultural, ética, libertadora e transformadora. O pensamento de Freire ainda é contemporâneo e inspira a teoria e a prática da educação. Em suas reflexões, evidencia cuidados com a educação, propondo a humanização das relações e a libertação doshomens, tema central discutido no livro Pedagogia do Oprimido, escrito em 1968. Freire também falava da educação para uma sociedade que pensa, ouve, sente, se veste de forma diferente. Ele mostrava a educação solidária, dialogada, sem arrogância e supremacia do educador, defendendo a articulação do saber, conhecimento, vivência, comunidade, escola, meio ambiente, traduzindo-se um trabalho coletivo. Aarticulação proposta por Freire representa a interdisciplinaridade, hoje tão comentada nas ciências, em geral na educação e na saúde em particular. Propõe a possibilidade de uma pedagogia fundamentada na práxis, inserida numa política de esperança, de luta revolucionária, de amor e de fé no ser humano.
O ser humano, revestido de sua multidimensionalidade, apresenta-se como um ser complexo. Nasua evolução histórica, está presente o conhecimento, o qual, na maioria das vezes, é fragmentado por disciplinas e não é visível a sua recomposição. O paradigma atual carrega as marcas dessa fragmentação, inclusive no conhecimento científico e na educação.
É necessário discutir a importância da reflexão de uma prática educativa consciente e crítica para o futuro. É fundamental que a educação seocupe em conhecer o que é conhecer, que não seja uma educação fragmentada, e que retome a unidade do ser humano e resolva também problemas imprevistos(1). Essa idéia de educação pensada por Paulo Freire, e retomada por Edgar Morin, discorre sobre a educação ética, planetária, multicultural. Paulo Freire foi um guerreiro das palavras, buscando contribuir com um mundo melhor e mais justo, por meio...
tracking img