Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação Infantil: aspectos históricos
As praticas pedagógicas e as concepções de educação infantil conhecidas hoje, tiveram suas raízes em momentos históricos, porém desconhecidos por muitos, portanto para uma compreensão do processo de evolução da educação infantil se faz necessário um estudo de seu contexto histórico.
Hoje a educação infantil é um direito da criança, porém nem sempre foiassim, pois até este direito ser consolidado ocorreram vários acontecimentos que valem apena serem entendidos para compreendermos o caminho que a educação infantil percorreu.
Inicialmente a educação das crianças era papel da família, principalmente da mãe e de outras mulheres. Para as crianças pobres e abandonadas questões como sua educação e sua guarda eram de responsabilidade de instituiçõescomo a igreja.
No decorrer dos séculos XV e XVI, nos países europeus foram criados novos modelos educacionais por conta da transformação de uma sociedade agrário-mercantil em uma sociedade urbano-manufatureira. Muitas crianças sofreram com estas transformações, algumas sofreram por abandono ou pelo fato de seus pais trabalharem nas fabricas. Aos poucos foram surgindo instituições filantrópicaspara o atendimento destas crianças, nelas eram ensinados valores religiosos, autodisciplina, regras morais e de bom comportamento. Em outras escolas eram ensinadas a leitura e a escrita, mas ainda em caráter religioso.
Com o pragmatismo tecnicista e o desenvolvimento cientifico decorrente da expansão comercial vivida na Europa Ocidental foram formulados novos pensamentos pedagógicos a respeito daeducação infantil. Merece destaque as ideias de autores como Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori que formularam a base para um ensino cujo centro seja a criança.
Para COMÊNIO (1592-1670), o primeiro nível de ensino da criança começa no colo da mãe. Ele defendia a educação da criança pelos sentidos por meio de materiais audiovisuais, passeios e exploração do mundoatravés do brincar. Em 1657 usou a imagem de jardim-de-infância como um lugar ideal para que ocorra a educação das crianças pequenas.
A proposta de ROUSSEAU (1712-1778) procurava combater o autoritarismo, o preconceito, a violação da liberdade e da natureza da criança. Defendendo o papel da mãe com educadora natural e a valorização da liberdade e natureza infantil, o aprendizado por meio da experiênciae da livre movimentação.
O pensamento de Rousseau influenciou PESTALOZZI (1746-1827) que era contrario a educação tradicional, acreditando que a base da educação estava na disciplina amorosa, na bondade e na família. Destacou a importância do trabalho manual, da musica, da arte, da soletração, da linguagem oral e do desenvolvimento das atividades morais dos alunos.
FROEBEL (1782-1852) deucontinuidade às ideias de Pestalozzi fundando o primeiro jardim de infância, sua proposta educacional destacava as atividades de cooperação, o uso do jogo e do brinquedo, a autoeducação e a espontaneidade.
A liberdade da criança defendida por Froebel impulsionou os movimentos liberais que foram vistos como uma ameaça pelo governo, resultando no fechamento dos jardins-de-infância por volta do ano de1851. Porém suas ideias renovadoras e de liberdade se espalharam em outros países como a Inglaterra, Alemanha, Boston, Itália, Brasil e na América Latina.
No século XX pôde-se observar um interesse e uma consolidação do estudo cientifico da criança. Após a Primeira Guerra Mundial, aumentou-se o número de órfãos e de crianças desamparadas. Médicos e sanitaristas passaram a prestar orientação emlares e instituições que cuidavam destas crianças.
Destacaram-se dois médicos que se interessavam pelas questões educacionais, foram eles Ovídio Decroly e Maria Montessori.
DECROLY (1871-1932) se formou em medicina e trabalhou com crianças excepcionais, com isso desenvolveu propostas pedagógicas fundamentadas em aspectos psicológicos e sociológicos com base no interesse do aluno e na auto...
tracking img