Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação social



PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antônio Gouveia Da. Paulo Freires e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura, GRUN, Mauro; TRAJBER, Rachel(orgs). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p.205-217;



No capítulo Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo, do livro Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental, os autores Marta Maria Pernambuco eFernando Gouvêa, discutem a inclusão da Educação Ambiental como ensino baseando-se nas idéias de Paulo Freire, um grande autor na área da Pedagogia, onde sua filosofia era tornar a educaçãobrasileira numa educação social, preocupada com o outro e com a cultura, como mostra o trecho a seguir:

“Por defender uma pedagogia social e comprometida com a superação da situação de misériavivenciada pela maioria do povo brasileiro, Freire alinhou-se aos segmentos progressistas da sociedade civil que defendiam políticas desenvolvimentistas para o país (...)”. p.207.

Entre as obrasde Freire, os autores indicam a leitura do livro Pedagogia do Oprimido, em que a proposta é uma pedagogia libertadora e fundamentada nessa metodologia voltada ao social e ao pensar ético.“Pronunciar o mundo é desenvolver práticas sociais educativas que permitam, aos sujeitos, se apropriarem de conhecimento critico que lhes possibilitem fazer uma nova leitura da realidade,resgatando o agir coletivo como processo de criação de novos conhecimentos, olhares e ações.” P.210.

Partindo dessas idéias, o ensino de matérias não “convencionais” como educação ambientalpoderia ser uma boa, porém, a educação brasileira deve ser reestruturada primeiro para poder dar certo, já que atualmente até os ensinos de matérias “comuns” anda deixando muito a desejar.
tracking img