Paulo freire e o eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO FREIRE: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A educação de jovens e adultos na visão de Freire tinha como preocupação o analfabetismo; que para ele o pior analfabeto era aquele que não lia o mundo. A educação de jovens e adultos ou a educação freireana, seja aqui no Brasil ou qualquer outro país, sempre esteve voltado para a conscientização de vencer primeiro o analfabetismopolítico, depois ensinar ao aluno a ler o seu mundo a partir da sua experiência.

A terminologia adotada por método Paulo Freire vem a ser contestada por ele, que alega não ter escrito método algum, na verdade tinha uma preocupação com a educação, de forma que se tornou método na concepção de professores, mas que para ele era uma concepção de educação contra outro tipo de educação, istoé, educação problematizadora e libertadora contra o principio de uma educação bancária que domesticava.

Conhecido como “Circulo de Cultura” o método ou Concepção de educação foi utilizado no Brasil, na Guiné Bissau, na Suíça, nos Estados Unidos em Harvard e em livros, ou seja, ele experimentou o “Circulo de Cultura”, que é uma experiência que visava substituir algo maçante, isto é, aquelaaula na qual os alunos estão presentes nas carteiras apenas como depositários e não tem autonomia, o professor na frente e detentor do saber.

O “Circulo de Cultura” pregava uma sala com ambiente agradável onde todos nós tivéssemos o mesmo patamar, onde cada um do grupo definia o significado de algo, a partir de seu conhecimento, ou seja, não tem professor detentor do saber. E buscava emcada um, o que se entendia pelos temas abordados, era feitas anotações, gravações e quando toda a discussão chegava a um nível de satisfação, onde todos falavam e tinham o direto de falar, encontravam-se as “Palavras Geradoras” que eram retiradas do contexto do grupo.  Com essas palavras tentava-se criar um conceito do tema abordado, partindo então do universo do educando, usando os mais diversosconhecimentos da região ou local onde o está inserido. Freire valorizava imensamente o meio do educando, levando e conta a sua história, a cultura, a experiência anterior do aluno, onde não se perde nada, se aproveita tudo.

Por isso a alfabetização proposta por Freire, consiste na análise da realidade e no aprendizado da escrita conjuntamente; assim como a teoria e prática são inseparáveis.Onde o ato educativo deve ser sempre de recriação e ressignificação de significados. Portanto não existe educação neutra e sim a construção e reconstrução contínua de significados de certa realidade, que prevê a ação do homem sobre ela, porém a visão ingênua que os educandos têm da realidade, pode fazer deles escravos e oprimidos, uma vez que não percebem que podem transformá-la, sujeitam-se aela.
O interessante dessa proposta está no fato do aluno ser desafiado a refletir sobre o seu papel na sociedade enquanto aprende a ler e a escrever. Essa reflexão tem como objetivo a superação da consciência ingênua para a consciência crítica. Antigamente encontramos nas cartilhas e manuais escolares, a ausência de possibilidades de intervir na realidade, posicionando homens e mulheresapenas como observadores e não como sujeitos dessa realidade.
No entanto Freire transformava as salas de aula em fóruns de debate, neles, os alunos aprendiam a ler as letras e o mundo, escreviam a palavra e sua própria história, pois ele não aceitava a visão do MOBRAL que foi implantada depois dele, onde as pessoas aprendiam a escrever, mas não aprendiam a ler o mundo.

Por isso oprimeiro princípio do “Método Paulo Freire” diz respeito à politicidade do ato educativo, aonde os educandos iam apropriando-se do código escrito simultaneamente ao ato de refletir sobre suas histórias de vida. Todo esse movimento de observação-reflexão-readmiração-ação cria uma metodologia de caráter eminentemente político.

O segundo princípio do Método diz respeito à dialogicidade do ato...
tracking img