Paulo freire, dermeval saviani e rubem alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO FREIRE

Paulo Freire foi o mais celebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire o objetivo maior da educação e conscientizar o aluno, isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedadeleva-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria situação.

Freire propôs uma prática de sala de aula em que os alunos pudessem desenvolver suas criticas, ele era contra a maneira de ensino que a maioria das escolas oferecia (as escolas da classe dominante), que ele qualificou de educação bancária. Para Paulo nela o educador age com quem deposita conhecimento num alunoreceptivo. Para ele trata-se de uma escola alunante, mas não menos ideologizada do que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos, ele também dizia que enquanto a escola conservadora procurar acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquieta-los.

O método Paulo Freire não visa apenas tonar mais rápida e acessível o aprendizado, mas pretendehabilitar o aluno a ‘’ler o mundo’’ na expressão famosa do educador ‘’ trata-se de aprender a ler a realidade (conhece-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformadora)’’, dizia Freire. A alfabetização e para o educador um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de ‘’cultura do silêncio e transformar a realidade’’ como sujeita da própria história

Uma das ideias dePaulo Freire e de que tudo está em permanente transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano com ‘’histórico e inacabável’’ e consequentemente sempre pronto a aprender.

Em sua teoria o educador distingue três etapas para a aprendizagem. A primeira é aquece que o educador pega no cotidiano, a altura da criança e trás para dentro da sala de aula. O segundo é o daexploração das questões em relação aos temas em discussão. Finalmente volta-se do destrato para o concreto, na chamada etapa de problematização: o conteúdo em questão apresenta-se ‘’ dissecado’’, o que deve sugerir para superar impasses. Para Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a conscientização do aluno.

DERMEVAL SAVIANI

Dermeval Saviani, leva em consideraçãodois grupos que são classificados com Teorias Não-Críticas, que aborda a pedagogia tradicional, pedagogia nova e tecnicista, portanto ele acha que a educação é uma coisa mitológica capaz de arrancar pela raiz a marginalidade da sociedade. Já o segundo grupo ele aborda as Teorias Críticos-Reprodutivistas, que aborda a violência simbólica, juntamente com a Teoria da Escola que aborda o AparelhoIdeológico (AIE) e a Escola Dualista. Então a educação aparece com a discriminação que fica sendo responsável pela marginalidade, ficando a entender que os dois grupos que Saviani expõe aborda educação juntamente com a sociedade.

Saviani também põe em fato á Teoria da Curvatura da vara, que fala sobre a política interna da escola, onde abordam três teses, a tese filosófico- histórica,pedagógico-metodológica e a que deriva das duas primeiras.

Primeira tese, filosófico-histórica ‘’Do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter reacionário da pedagogia da existência’’. Segunda tese, pedagógico-metodológico ‘’ Do caráter científico do método tradicional e do caráter pseudo-científico dos métodos novos’’. (Saviani, 1999, p.48).

Como foi citado a cima a terceira tese derivadas duas primeiras, onde é voltada para a democracia na Escola Nova.

Ele também propõe uma Teoria Crítica da Educação, onde frisam os dois grupos que relata sobre a marginalização na educação e na sociedade. Mostrando que a educação é um instrumento onde o homem livre faz suas escolhas, onde ela se torna mais uma ferramenta de manipulação do pensamento crítico.

Dermival Saviani mostra...
tracking img