Paulo bonavides

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
- Os organicistas eram divididos em Idealistas e materialistas. Os materialistas buscavam comparações entre os organismos vivos e as sociedades. Já idealistas definiram valores sociais e jurídicospara o seio social.
 A réplica mecanicista ao organicismo social
- Ao contrário dos organicistas os mecanicistas diziam não haver como explicar a sociedade com paralelos com organismos vivos , vistoque não existia, dentro desses, mobilidade social, migração e suicídio
- Os mecanicistas, ao contrário dos organicistas, acreditam numa democracia explicada pelo aspecto político, numa sociedadedesenvolvida pelo assentimento e não pelo poder.
- Postulado: Razão como guia de convivência e apoio a vontade livre e criadora dos indivíduos.
 Sociedade e comunidade
- Segundo o autor de “sociedadee comunidade” a sociedade é: Uma ação conjunta e racional dos indivíduos de ordem jurídica e econômica. Nela, apesar dos laços, os homens permanecem separados.
- Segundo o mesmo autor, comunidadeseria: a organização social onde impera a solidariedade onde se é dotado de um vínculo psíquico de caráter irracional.
 A sociedade e o estado
- A burguesia pós idade média define estado e sociedadecomo: estado é a ordem jurídica, corpo normativo e máquina de poder político. Sociedade é a esfera dilatada substrato econômico onde os indivíduos dinamizam suas ações.
- Rousseau define sociedade eestado como: sociedade seria o conjunto de grupos fragmentados onde há conflitos de interesses. Estado, por sua vez, seria algo que exprime a vontade geral. Vontade essa que não se rende a interessesde grupos paralelos.
- Marx e Engels interpretam o estado como produto da sociedade, afirmando que o estado está dentro da sociedade.
- Conceito geral de sociedade “Conjunto de relações humanasintersubjetivas, anteriores, exteriores e contrárias ao estado ou sujeitas a este”.
 Conceito de estado
- Após passar pelos gregos que tinham no estado uma espécie de vínculo comunitário e ordem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo Bonavides
  • Paulo Bonavides
  • Fichamento
  • Ciências Politicas
  • Fichamento
  • Resumo do livro de paulo bonavides
  • Resenha paulo bonavides
  • Resumo do livro paulo bonavides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!