PAULINHO Resenha Cr Tica

381 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

RESENHA CRÍTICA

ACADÊMICA: GABRIELA MARIA BRANDT LUQUE

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
ORIENTADOR: PAULO DOS SANTOS

JOAÇABA – JUNHO DE 2014
Resenha Critica - Comunicação e Poder: A presença e o papel dos meios de comunicação de massa estrangeiros na américa latina.
A obra de Pedrinho A. Guareschi é dividida em cinco capítulos. A mesma faz uma análise dos meios de comunicação estrangeiros de massa na America Latina. O autor aborda temas como ideologia, história da comunicação, capitalismo, alienação, consciência de massa e manipulação. O capítulo inicial trata-se de uma introdução ao assunto partindo da Escola de Frankfurt, seus principais pensadores e suas teorias até a firmação do capitalismo e dos meios de comunicação de massa. Guareschi aponta os meios de comunicação de massa como o maior instrumento de influência social, pois os mesmos imprimem suas ideologias e valores dominantes na sociedade.
No segundo capítulo, comenta-se de forma detalhada a presença direta ou indireta das grandes organizações de comunicação estrangeiras na América Latina e o grande investimento feito por empresas como a CBS (Columbia Broadcasting System) e a NBC (National Broadcasting Corparation) em filias latino americanas. Nos anos 70, outras formas de investimento foram exploradas pelas empresas norte-americanas que se preocupavam com a intervenção política, a publicidade e propaganda foram maneiras encontradas pelas mesmas de não perder espaço por aqui. O autor detalha a forma de distribuição de revistas, filmes, e jornais e como a indústria americana dominava o mercado latino.
No capítulo seguinte, é feita uma analisa sobre o conteúdo apresentado na mídia, que ditava mocinhos e vilões, endeusava a cultura americana e suas ideologias, a maneira como novos valores eram implantados através da diluição dos antigos. O autor dá uma enfase especial nos quadrinhos de Walt Disney, e

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas